4 de setembro de 2007

Benny Carter Montreux '77

bennycarter.jpg

Durante o mês de Agosto saíram mais dois títulos da colecção Jazz em DVD da Planeta DeAgostini, os quais trateremos em separado.

Hoje a nossa atenção foca-se no quarteto com que, há precisamente 30 anos, o saxofonista e trompetista Benny Carter se apresentou no Festival de Jazz de Montreux, composto pelo pianista Ray Bryant, o contrabaixista Niels-Henning Ørsted Pedersen e o baterista Jimmie Smith.

O nível dos músicos envolvidos faz com que este DVD jamais pudesse ser uma má opção e de facto o seu visionamento confirma as expectativas, com grande destaque para Ray Bryant, cujo curriculum também só por si não deixa grande margem para dúvidas, tendo acompanhado músicos como Charlie Parker, Miles Davis, Lester Young, Carmen McRae, Coleman Hawkins, Roy Eldridge e Sonny Rollins. No mesmo plano está Niels-Henning Ørsted Pedersen, um virtuoso do contrabaixo que aos 17 anos já era pretendido para a orquestra de Count Basie e que viria a tocar com Sonny Rollins, Bill Evans, Roland Kirk, Dexter Gordon, Bud Powell e Oscar Peterson Trio, tendo inclusivamente gravado e tocado com a nossa Maria João.

Benny Carter, músico de referência no Jazz, demonstra neste DVD um pouco da sua individualidade sonora, com todo o peso da tradição que só um músico que participou no desenvolvimento da linguagem do saxofone-alto pode apresentar. Dele escreveu Villas-Boas (ver o livro O Jazz Segundo Villas-Boas):

K_Jazz.jpg

"Benny Carter nasceu a 8 de Agosto de 1907 em Nova Iorque. Quando estudava na Universidade de Wilberforce sente-se atraído pela música, abandonando tudo para seguir a carreira musical. Benny Carter toca primeiro com Horace Henderson e mais tarde algumas semanas com Duke Ellington. Em 1929 entra para a orquestra de Fletcher Henderson que era na altura um dos melhores conjuntos de jazz. Em 1930 deixa Henderson para entrar para a orquestra de Chick Webb. Dirige depois a Mc Kinney’s Cotton Pickers e o seu próprio conjunto, que teve duração efémera. Em 1935 vem à Europa e toca na orquestra de Willie Lewis que esteve em 1941 em Portugal. Em 1936 esteve na Inglaterra e em 1937 na Holanda, de onde volta a Paris, tendo partido em Maio de 1938 para os Estados Unidos. Na América organiza o seu conjunto (…). Benny Carter tem gravado imensos trechos sendo notáveis principalmente os discos feitos com o conjunto Chocolate Dandies que ele dirigiu. A actividade de Benny Carter dentro do jazz é notável, tanto como arranjador de grande categoria, como trompetista, clarinetista, pianista, sax-tenor e principalmente sax-alto. Com efeito, neste último instrumento consegue Carter possuir uma das mais belas sonoridades aliadas a um forte poder criador, que o fazem aliar em categoria ao lado de Johnny Hodges e de Charlie Parker".

Neste DVD a superioridade de Carter e do seu quarteto torna-se mais evidente nos temas "In a Mellow Tone", "Undecided" - um tema popularizado por Ella Fitzgerald e que surge neste concerto como base para um interessante solo do saxofonista, sempre bem suportado pelo piano de Bryant e pelo contrabaixo de Pedersen, aqui em especial destaque solista - e "On Green Doplphin Street", em que Bryant revela o seu perfeito sentido rítimico e de tempo.

Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.

Já agora vale a pena visionar Benny Carter em concerto em Copenhaga, em 1985, com Red Norvo (vibrafone), Horace Parlan (piano), Jesper Lundgaard (contrabaixo) e Ed Thigpan (bateria).


Site Meter Powered by Blogger