Jaco Pastorius, oh yeah!
Hoje JNPDI! propõe aos seus leitores a memória de Jaco Pastorius, músico que foi o grande inovador do baixo eléctrico, mudando por completo a sua função e sonoridade, fazendo dele um instrumento solista e um instrumento de apoio rítmico muito presente ao longo da música.
Esta última faceta é bem visível neste concerto de 1979 em que Pastorius toca com Joni Mitchel e Pat Metheny.
No seguinte vídeo, Pastorius interpreta "Teen Town" com o grupo Weather Report, um dos mais bem sucedidos e conhecidos projectos de fusão do Jazz com o Rock. Nos telcados está Joe Zawinul, no saxofone soprano Wayne Shorter
Em 1978, novamente com os saudosos Weather Report, em "Birdland", cuja melodia toca no seu baixo em super harmónicas.
Do mesmo ano, "Black Market" e "Scarlet Woman".
De recordar que os Weather Report actuaram em Portugal, porém sem Jaco Pastorius.
Hoje JNPDI! propõe aos seus leitores a memória de Jaco Pastorius, músico que foi o grande inovador do baixo eléctrico, mudando por completo a sua função e sonoridade, fazendo dele um instrumento solista e um instrumento de apoio rítmico muito presente ao longo da música.
Esta última faceta é bem visível neste concerto de 1979 em que Pastorius toca com Joni Mitchel e Pat Metheny.
No seguinte vídeo, Pastorius interpreta "Teen Town" com o grupo Weather Report, um dos mais bem sucedidos e conhecidos projectos de fusão do Jazz com o Rock. Nos telcados está Joe Zawinul, no saxofone soprano Wayne Shorter
Em 1978, novamente com os saudosos Weather Report, em "Birdland", cuja melodia toca no seu baixo em super harmónicas.
Do mesmo ano, "Black Market" e "Scarlet Woman".
De recordar que os Weather Report actuaram em Portugal, porém sem Jaco Pastorius.
10 Comments:
Muito bom!!Adoro os Weather Report e claro, o Pastorius!
Uma pergunta: o que são "super harmónicas"?
Serão harmónicas gigantes...?
Alguém sabe o que são "super harmónicas"?
Joaquim Coelho
Super harmónicas são notas tocadas, neste caso, no baixo eléctrico (mas também podia ser na guitarra) usando uma técnica específica da mão direita que permite fazer soar a harmónica de cada nota, isto é, a própria nota uma oita acima (mais aguda).
Só com esta técnica se consegue obter um real controle sobre as harmónicas quando se pretendem executar frases musicais mais complexas e que implicam uma articulação rítmica e melódica compassada.
Como não sou professor de música, receio que a explicação que dei seja pouco clara e realmente ser-me ia mais fácil explicar isto usando o meu próprio baixo eléctrico, logo aí se percebendo claramente o que são super harmónicas.
Contudo, se ouvirem a melodia tocada pelo Jaco Pastorius em Birdland terão oportunidade de ouvir como soam as super harmónicas, nome que traduzi livremente de Super Harmonics, tal como é utilizado nos manuais norte-americanos de ensino de música.
Já agora, mais uma explicação:
Ao verem o vídeo do Birdland reparem na mão direita do Jaco Pastorius logo que a câmara o foca. Verão que a mão está não só a usar o polegar para obter o som das cordas como o faz sem as "puxar", como é normal quando se toca baixo eléctrico ou contrabaixo. Eis, pois, a técnica que produz as super harmónicas.
Já agora e ainda a propósito das super harmónicas, reparem na mesma técnica da mão direita a partir do minuto 4:00 deste tema.
Ainda mais um esclarecimento, pois na verdade o que o polegar está a fazer é a tocar a corda do baixo eléctrico, enquanto o dedo indicador (numa posição que não a habitual) puxa essa mesma corda, extraindo-se assim as ditas super harmónicas.
Caro João,
vá mas é aprender música...
Grande autoridade tem para escrever sobre jazz.
Tavares
Paulinho, Paulinho... larga o Tavares e mete essa língua viperina para dentro.
Olha que assim dás muita bandeira...
Enviar um comentário
<< Home