Noite histórica no Hot Clube
Manuel Jorge Veloso, Bernardo Moreira e Justiniano Canelhas
Foto de João Moreira dos Santos
A noite de ontem (30 de Janeiro) foi uma noite histórica na longa história do Hot Clube. Como tínhamos anunciado previamente, três membros do antigo Quarteto do HCP reuniram-se em palco para homenagear o quarto elemento, o saxofonista Jean-Pierre Gebler, falecido no final de 2006.
Conforme referiu Bernardo Moreira, presidente do HCP e contrabaixista deste quarteto esta foi provavelmente "a última exibição" deste conjunto, formação que já não se apresentava em público desde meados do anos 80, quando da sua actuação no Festival Internacional de Jazz de Lisboa, na Aula Magna.
Foto de João Moreira dos Santos
A sessão começou com Bernardo Moreira a introduzir os presentes ao espírito da homenagem a Gebler e ao filme Belarmino, a primeira longa-metragem portuguesa com banda sonora jazz, que foi seguidamente projectada. A apresentação deste filme prendeu-se com o facto da respectiva banda sonora ter sido composta por Manuel Jorge Veloso e interpretada pelo Quarteto do Hot Clube de Portugal, formação que aliás surge numa das cenas deste filme.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Seguiu-se uma apresentação de fotografias históricas de Jean-Pierre Gebler e do Quarteto do Hot Clube de Portugal, muitas delas nunca antes apresentadas em público.
Bernardo Moreira salienta a importância do encontro musical entre Gebler e Dexter Gordon, nos anos 60, no Hot Clube
Foto de João Moreira dos Santos
O momento mais aguardado da noite era, porém, a actuação do trio formado por Justiniano Canelhas (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Manuel Jorge Veloso (bateria), que antes da sessão começar ainda combinavam os temas a interpretar, no bom espírito de jam-session que pretendiam imprimir à sua actuação.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Tal actuação, embora subvalorizada pelos próprios, alcançou um bom nível musical, ou não tivessem sido estes alguns dos primeiros músicos portugueses de jazz que embora amadores surgiram a tocar como profissionais. Dito de outra forma, a primeira geração a sério de jazzmen. Entre os temas tocados destaque para o original de Canelhas que incorpora a banda sonora de Belarmino e para There Will Nover Be Another You.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Um momento interessante e que prova a vitalidade do jazz em Portugal, não o dos festivais (apenas), mas o tocado, foi a partilha do palco entre a antiga geração e a nova geração de músicos de jazz, com a presença de músicos como João Moreira, Pedro Moreira, Filipe Melo ou Bruno Pedroso, que a partir de dado momento tomaram por completo as rédeas do espectáculo e seguiram em frente com a música, como aliás deles se espera, rendendo a "velha" guarda.
Justiniano Canelhas, Pedro Moreira e Bernardo Moreira
Foto de João Moreira dos Santos
Bernardo Moreira, Manuel Jorge Veloso e João Moreira
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Nuno Gonçalves, Afonso Pais e Bruno Pedroso
Foto de João Moreira dos Santos
Importa ainda referir que esta sessão foi, e muito bem, gravada em áudio e vídeo, para mais tarde recordar.
Foto de João Moreira dos Santos
Manuel Jorge Veloso, Bernardo Moreira e Justiniano Canelhas
Foto de João Moreira dos Santos
A noite de ontem (30 de Janeiro) foi uma noite histórica na longa história do Hot Clube. Como tínhamos anunciado previamente, três membros do antigo Quarteto do HCP reuniram-se em palco para homenagear o quarto elemento, o saxofonista Jean-Pierre Gebler, falecido no final de 2006.
Conforme referiu Bernardo Moreira, presidente do HCP e contrabaixista deste quarteto esta foi provavelmente "a última exibição" deste conjunto, formação que já não se apresentava em público desde meados do anos 80, quando da sua actuação no Festival Internacional de Jazz de Lisboa, na Aula Magna.
Foto de João Moreira dos Santos
A sessão começou com Bernardo Moreira a introduzir os presentes ao espírito da homenagem a Gebler e ao filme Belarmino, a primeira longa-metragem portuguesa com banda sonora jazz, que foi seguidamente projectada. A apresentação deste filme prendeu-se com o facto da respectiva banda sonora ter sido composta por Manuel Jorge Veloso e interpretada pelo Quarteto do Hot Clube de Portugal, formação que aliás surge numa das cenas deste filme.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Seguiu-se uma apresentação de fotografias históricas de Jean-Pierre Gebler e do Quarteto do Hot Clube de Portugal, muitas delas nunca antes apresentadas em público.
Bernardo Moreira salienta a importância do encontro musical entre Gebler e Dexter Gordon, nos anos 60, no Hot Clube
Foto de João Moreira dos Santos
O momento mais aguardado da noite era, porém, a actuação do trio formado por Justiniano Canelhas (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Manuel Jorge Veloso (bateria), que antes da sessão começar ainda combinavam os temas a interpretar, no bom espírito de jam-session que pretendiam imprimir à sua actuação.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Tal actuação, embora subvalorizada pelos próprios, alcançou um bom nível musical, ou não tivessem sido estes alguns dos primeiros músicos portugueses de jazz que embora amadores surgiram a tocar como profissionais. Dito de outra forma, a primeira geração a sério de jazzmen. Entre os temas tocados destaque para o original de Canelhas que incorpora a banda sonora de Belarmino e para There Will Nover Be Another You.
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Um momento interessante e que prova a vitalidade do jazz em Portugal, não o dos festivais (apenas), mas o tocado, foi a partilha do palco entre a antiga geração e a nova geração de músicos de jazz, com a presença de músicos como João Moreira, Pedro Moreira, Filipe Melo ou Bruno Pedroso, que a partir de dado momento tomaram por completo as rédeas do espectáculo e seguiram em frente com a música, como aliás deles se espera, rendendo a "velha" guarda.
Justiniano Canelhas, Pedro Moreira e Bernardo Moreira
Foto de João Moreira dos Santos
Bernardo Moreira, Manuel Jorge Veloso e João Moreira
Foto de João Moreira dos Santos
Foto de João Moreira dos Santos
Nuno Gonçalves, Afonso Pais e Bruno Pedroso
Foto de João Moreira dos Santos
Importa ainda referir que esta sessão foi, e muito bem, gravada em áudio e vídeo, para mais tarde recordar.
Foto de João Moreira dos Santos
1 Comments:
A antes de que tiro del maquillaje y después de tiro del maquillaje. Y déjeme le dicen, un qué maquillaje de la diferencia hace. Es casi como algunos de estos Web site que se sientan que tienen que poner encendido una demostración con todos sus gráficos de lujo y animaciones de destello.
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