Bird e Gillespie ao vivo em concerto inédito
Este ano de 2005 está a ser profícuo na descoberta e edição de gravações inéditas.
Depois de Coltrane, é agora a vez de chegar ao mercado um concerto do quinteto de Dizzy Gillespie com Charlie Parker, gravado em Nova Iorque, em 22 de Junho de 1945.
Entitulado Dizzy Gillespie - Charlie Parker Town Hall, New York City, June 22, 1945, o disco é animado por um quinteto que integra, para além de Charlie Parker e Dizzy Gillespie, Don Byas, Al Haig, Max Roach e Curley Russell.
Estes cinco magníficos interpretam "Bebop", "A Night In Tunisia", "Groovin' High", "Salt Peanuts", "Hot House" e "Fifty Second Street Theme".
A acompanhar o disco encontra-se um pequeno livro de 30 páginas com fotografias, a história do encontro deste registo por Robert Sunnenblick e um texto de Ira Gitler, famoso histotriador do jazz.
Ao que parece este registo resulta da compilação de 7 velhinhos discos de acetato que se encontravam perdidos num género de feira da ladra... Tais discos apresentavam, todavia, uma vantagem comparativamente ao que era comum na época: permitiam gravar o dobro do tempo, isto é, ultrapassar a contingência dos cerca de 3 minutos, o que permitiu que os solos aqui apresentados passassem de 15/20 segundos para mais de 2 minutos.
O disco é editado pela Uptownjazz e já se encontra à venda na Amazon por USD 13,49.
Só boas notícias!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home