18 de julho de 2005

E por falar em política...

cachorro.jpg
[Legenda: é sabido que a porcaria atrai os cães]

Os leitores deste blog já sabem que JNPDI! trata de jazz mas por vezes, quando as situações bradam aos céus, não consegue deixar de intervir política ou civicamente.

Neste caso publicamos esta imagem como protesto contra a atitude do Banco Espírito Santo relativamente à comunicação social, particularmente o Grupo Impresa, ao qual decretou um boicote publicitário por não estar de acordo com o tratamento editorial (leia-se divulgação das más notícias) sobre os seus negócios.

Este é em nosso entender um atentado à liberdade de informação, tão mais grave quanto a maior parte dos órgãos de comunicação social está hoje dependente da publicidade e nas mãos de privados, que já por si tratam a informação como uma mercadoria. Assim o têm evidenciado autores como Ignacio Ramonet.

O fenómeno dos blogs, pela sua total independência económica, é uma esperança contra estas tentativas de manipulação dos media pelo poder empresarial e dos negócios ou políticos.

É sintomático o poder empresarial pugnar pela liberalização e pelo funcionamento do mercado, mas depois estrangular alguns actores do mercado quando estes não funcionam de acordo com os seus interesses.

Se não fossem os jornais e as televisões não teríamos sabido da história dos sobreiros, etc.. e dos executivos do BES que foram intimados pela justiça (detidos?).


Site Meter Powered by Blogger