12 de abril de 2005

The sound of Billie...

CarelessLove330.jpg

Recebemos ontem o mais recente CD da cantora Madeleine Peyroux, uma agradabilíssima surpresa, já que assim que o dito entrou no leitor de CD do automóvel parecia que Billie Holiday tinha regressado, só que desta vez com uma qualidade sonora de gravação irrepreensível.

A voz e o fraseado de Madeleine e de Billie são de facto muito semelhantes, o que facilita a empatia e vai certamente conquistar muitos adeptos.

Referimo-nos ao disco "Careless Love", editado no final do ano passado e que agora chega a Portugal:

CarelessLove330.jpg

A própria vida de Peyroux é, tal como a de Billie Holiday, diferente, enviesada, errante. É a história de uma jovem que aos 23 anos teve um primeiro disco que vendeu 250 000 exemplares, mas que em vez de se deixar embalar pela fama preferiu actuar nas ruas, de onde aliás viera para gravar «Dreamland», abandonando um álbum que se encontrava a gravar em estúdio, para a editora Atlantic.

Foi aí, em casamentos e em pequenos clubes que Peyroux cantou até gravar novamente, em 2004, este «Careless Love», baseado num repertório ecléctico feito de canções da pop, country ou blues, com temas de Leonard Cohen, Bob Dylan e Hank Williams. A própria Madeleine Peyroux contribui com um original, o interessante «Don't Wait Too Long».

Nascida nos EUA, em 1973, Peyroux passou a sua vida entre o sul da Califórnia, Brooklyn e Paris. Começou a cantar aos 15 anos de idade, quando se deixou deslumbrar pelo Quartier Latin, em Paris, e pelos músicos que aí tocavam nas ruas. Em 1989, Peyroux começou a trabalhar com o grupo Riverboat Shufflers, primeiramente com a "importante" tarefa de passar o chapéu para a esmola... só depois assumindo o papel de cantora. Seguiu-se a entrada no grupo Lost Wandering Blues and Jazz Band, aos 16 anos, com o qual interpretava temas de Fats Waller, Billie Holiday e Ella Fitzgerald.

O primeiro album chegou em 1996 e colocou-a ao lado de algus dos músicos de topo do jazz, incluindo o pianista Cyrus Chestnut, o baterista Leon Parker, os guitarristas Vernon Reid e Marc Ribot e o saxofonista/clarinetista James Carter.

Foi neste momento, quando a crítica a aclamava, que Peyroux se eclipsou. A ironia da questão é que Peyroux é amiga de longa data de Jesse Harris, autor de "Don't Know Why" (Norah Jones), e algumas das suas canções que aparecem em «Come Away with Me» foram originalmente oferecidas a Peyroux...

O regresso aos estúdios de gravação, embora adiado, aconteceria novamente em 2004, pelas mãos do seu primeiro produtor, Yves Beauvais.

Em boa hora, diga-se!

Agora é só ouvir... e ouve-se tão bem.

I am in love with every one of these songwriters as well as their songs. I was eager to make that heard during the recordings.

Madeleine Peyroux (sobre «Careless Love»).

Ficha técnica de «Careless Love»:

Produtor: Larry Klein (Joni Mitchell, Shawn Colvin)
Madeleine Peyroux - Voz, guitara acústica
Dean Parks - Guitarras
Larry Goldings - Piano, Wurlitzer Piano, Estey, Hammond Organ, Celeste
David Piltch - Baixo
Jay Bellerose - Bateria e percussão
Lee Thornburg - Trompete


Site Meter Powered by Blogger