17 de junho de 2004

A tribo do Jazz

5607026400125.jpg

Já está nas lojas o primeiro registo discográfico do pianista Rodrigo Gonçalves, à venda na FNAC por 14,95 euros. Nada mal para uma novidade com esta qualidade!

«Tribology» é a designação que se aplica não apenas a este álbum mas também ao grupo de músicos de luxo que nele o acompanha e para o qual escreveu uma série de composições originais que cruzam o jazz com sonoridades ibéricas.

É assim que o pianista surge com um grupo composto pelo saxofonista espanhol Perico Sambeat, bem conhecido de quem acompanha as movimentações do jazz em Portugal, por Mário Delgado, um dos mais notáveis e eclécticos guitarristas portugueses, recém-saído do sucesso do seu projecto Filactera, pelo veterano baterista Alexandre Frazão e o contrabaixista galego Paco Charlín. Como convidado especial, surge o aclamado saxofonista americano Mark Turner, considerado pela revista «Downbeat» um dos "25 músicos americanos de maior futuro".

Pianista, professor da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e integrante da sua Big Band, Rodrigo Gonçalves (filho de um importante músico na história do Jazz em Portugal, o contrabaixista Nuno Gonçalves) conta já 10 anos de carreira profissional no meio do jazz, tendo feito parte do Quarteto de Carlos Barretto e do Quarteto de Ana Paula Oliveira, entre muitos outros.

Paralelamente, tem liderado o seu próprio trio e tocado com músicos como Jesus Santandreu, Dave O'Higgins, Mike Zwerin, John Ellis, Mark Turner, Von Freeman e Benny Golson.

Rodrigo Gonçalves participou igualmente nas gravações de «Ciclope», o CD do Quinteto de Nelson Cascais, e no caso sério de popularidade que foi «A Tribute to Bessie Smith», o álbum da cantora Jacinta.

Edição: Capella
t. 217122010 f. 7122019
capella@audiopro.pt


Site Meter Powered by Blogger