5 de setembro de 2012

A Great Day in Lisbon




Em Março deste ano, projectei, para celebrar o I Dia Internacional do Jazz, um evento especial: recriar com músicos, produtores e divulgadores do jazz nacional a célebre fotografia "A Great Day in Harlem". Nessa imagem, captada em 1958, estiveram presentes 57 grandes lendas do jazz norte-americano.

Com efeito, no momento em que a cultura sofre com uma austeridade ímpar, lembrei-me que seria interessante aproveitar este Dia Internacional do Jazz para mostrar o quão grande e forte é a comunidade do jazz em Portugal, incluindo todos os que se dedicam a este género musical no Sul, Centro, Norte e Ilhas.

E lembrei-me, então, de o fazer com o apoio da fotógrafa Rosa Reis, aproveitando a Festa do Jazz do S. Luiz. A foto resultante seria depois enviada para os órgãos de comunicação social para ser publicada no dia 30 de Abril (Dia Internacional do Jazz).

Infelizmente, a tarefa revelou-se impossível porque faltaram os apoios e, apesar do entusiasmo da Festa do Jazz, não seguiu para a frente.

Pois bem, eis que esta ideia foi agora retomada por um conjunto de músicos e vai ter lugar no próximo dia 18 de Setembro, na Gulbenkian.

Não estou ligado a este novo evento, de forma alguma, mas desejo as maiores felicidades, esperando que, tal como o que planeei, seja plural e transgeracional, pois só assim faz sentido.


Site Meter Powered by Blogger