2 de fevereiro de 2012

Dose Dupla de Jazz arranca hoje no CCB às 22h00

DoseDuplaCCBnight.jpg

Dose Dupla regressa ao CCB para a sua quarta edição e mantém-se fiel à filosofia original de juntar em palco duos formados por um musico português e um convidado estrangeiro com o qual partilha afinidades musicais na área do Jazz.

Para 2012 os programadores privilegiaram as vozes, representadas por Jacinta, Pat Escobar, Jazzafari, Isabel Ventura e Rita Martins, e o piano, introduzindo ainda, pela primeira vez, um duo de guitarras, formado pelos virtuosos Afonso Pais e Tim Sparks, e repetindo um invulgar duo de piano e bateria, protagonizado por Rodrigo Goncalves e Alexandre Frazão. Nesta edicão estarão representados músicos do Brasil, Cuba, EUA, Itália e Reino Unido.

Os concertos são de entrada livre e sempre à quinta-feira a partir das 22h00.

Direção artística: João Moreira dos Santos e Maria Viana
M/12 anos
Quintas-feiras
Recepção do Centro de Reuniões às 22:00 (exceto dia 29 de março)
Entrada livre


PROGRAMA FEVEREIRO


JAZZAFARI (Voz, Portugal) & VICTOR ZAMORA (Piano, Cuba)
02.02.2012

Jazzafari é um promissor e jovem cantor e uma das poucas vozes masculinas a afirmarem-se presentemente no panorama do jazz nacional. Formado na prestigiada escola Taller des Musics, em Barcelona, tem demonstrado um particular talento para o bebop, partilhando o palco no Dose Dupla com o versátil e aclamado pianista cubano Victor Zamora, capaz de navegar tanto pela música latina como pelo jazz clássico e moderno.


DANIEL BERNARDES (piano, Portugal) & FEDERICO PASCUCCI (saxofone-tenor, Itália)
09.02.2012

Daniel Bernardes, natural de Alcobaça, e Federico Pascucci, natural de Roma, encontram-se pela primeira vez em palco nesta edição do Dose Dupla, mas têm em comum os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa e a paixão pelo jazz. E quando um pianista e compositor que tem vindo a ganhar uma sólida reputação (tendo conquistado recentemente o segundo lugar no Prémio Jovens Músicos da Antena 2) se encontra com um saxofonista igualmente talentoso, tudo pode acontecer.


JACINTA (voz, Portugal) & MICHELE RIBEIRO (piano, Brasil)
16.02.2012

A estreia de Jacinta no Dose Dupla configura um dos momentos altos neste já clássico ciclo de duetos e augura uma noite de grandes canções e inesquecíveis interpretações, desde o jazz mais tradicional aos temas contemporâneos. A seu lado em palco está a jovem e lírica Michele Ribeiro, pianista e compositora brasileira natural de Curitiba.


RODRIGO GONÇALVES (Piano, Portugal) & MASSIMO CAVALLI (Contrabaixo, Itália)
23.02.2012

Rodrigo Gonçalves e Alexandre Frazão conhecem-se há mais de dez anos. Juntos tocaram com diversas formações do Jazz nacional e com músicos estrangeiros, nomeadamente Von Freeman e David O'Higgins. Em gravações, participaram em dois CD de Laurent Filipe – "A tribute do Bessie Smith" e "A Luz" – e no CD "Tribology", de Rodrigo Gonçalves.


PROGRAMA DE MARÇO


ISABEL VENTURA (voz, Portugal) & GEORGE ESTEVES (piano, UK/PT)
01.03.2012

Esta é por excelência a noite do jazz clássico e do swing nesta quarta edição do Dose Dupla. Isabel Ventura é uma cantora nortenha que sabe não só interpretar os clássicos standards mas também vesti-los com a sua própria idiossincrasia. A esta dinâmica alia-se o piano e a voz do anglo-português George Esteves, cujo timbre e estilo evoca os grandes crooners da história da música norte-americana.


RICARDO PINTO (trompete, Portugal) & DAN HEWSON (piano, UK)
08.03.2012

Ricardo Pinto e Daniel Hewson têm colaborado intensivamente nos últimos anos já que o pianista inglês, mas residente em Lisboa, integra o quinteto deste trompetista português. Ao Dose Dupla, os dois trazem uma grande cumplicidade musical e uma mão cheia de temas originais e também de temas da autoria de Kenny Wheeler, prestando assim homenagem aos trabalhos deste trompetista com o pianista John Taylor.


RITA MARTINS (voz, Portugal) & GIACOMO AULA (piano, Itália)
15.03.2012

Rita Martins é considerada uma das vozes mais promissoras da nova geração de cantoras de jazz, tendo-se formado na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, e no Berklee College of Music, em Boston. A sua estreia no Dose Dupla ocorre ao lado de Giacomo Aula, pianista italiano que tem acompanhado alguns dos mais conceituados jazzmen europeus e norte-americanos, incluindo Enrico Rava e Lee Konitz.


AFONSO PAIS (guitarra, Portugal) & TIM SPARKS (guitarra, EUA)
29.03.2012
O Dose Dupla apresenta pela primeira vez um duo de guitarras, juntando em palco dois expoentes deste instrumento. Afonso Pais, um dos mais reputados guitarristas nacionais, encontra-se pela primeira vez com o virtuoso Tim Sparks, músico norte-americano, natural da Carolina do Norte, que nos anos 80 viveu em Portugal, fruto da sua paixão pelo Fado e, muito particularmente, pela guitarra portuguesa. A não perder!


RUI CÉSAR (piano, Portugal) & PAT ESCOBAR (voz, Brasil)
05.04.2012

Pat Escobar e Rui César encontraram-se pela primeira vez no Cascais Jazz Club no âmbito do espectáculo "3 na Bossa". O encontro foi puramente casual e curioso: Rui César estava na audiência e saltou espontaneamente para o piano. Agora em dueto com Pat Escobar, deixam o convite para uma noite com muito jazz e muita Bossa.




A Dose Dupla iniciou-se em janeiro de 2009 e tem sido um autêntico laboratório para a arte do duo em jazz, proporcionando encontros de culturas e novos públicos para este género musical.

Mais de 15 000 espectadores assistiram no CCB, ao longo de três edicões, a 31 concertos protagonizados por mais de 60 músicos portugueses e estrangeiros de 15 nacionalidades distintas, incluindo grandes nomes do jazz internacional como Andrea Pozza, Herb Geller, Kirk Lightsey, Peter King e Philip Hamilton.


Site Meter Powered by Blogger