22 de dezembro de 2011

HOT CLUBE REÚNE FAMÍLIA DO JAZZ

Imagem7-4.jpg

Centenas de pessoas encheram ontem por completo a nova sede do Hot Clube de Portugal, ávidas por participar na inauguração deste espaço. As filas à porta já se faziam sentir uma hora antes da abertura do clube e prolongaram-se até à 1h00 da manhã.

A família do Jazz nacional esteve em peso, representada por músicos, críticos de jazz, produtores, fotógrafos, editores, etc.

Entre estes, destaque para alguns sócios históricos do Hot, nomeadamente Augusto Mayer (que encontrou e lançou a sede consumida pelo incêndio), Pedro Martins de Lima, Duarte Mendonça, e para músicos que assistiram à primeira jam-session do hot, realizada em Fevereiro de 1948, como é o caso de Jorge Costa Pinto.

Imagem2-7.jpg
Augusto Mayer e Duarte Mendonça

Imagem3-5.jpg
Jorge Costa Pinto e Augusto Mayer

Imagem4-5.jpg
Augusto Mayer e Pedro Martins de Lima

Imagem4-5.jpg
Jorge Costa Pinto, João Moreira dos Santos e Filomena Costa Pinto

Também, os media, vindos inclusivamente de Espanha, encheram a sala de câmaras, tripés, microfones...

Imagem6-5.jpg

Os discursos de abertura ficaram a cargo de Inês Cunha (presidente do Hot) e António Costa (presidente da CML).

Imagem8-5.jpg

Imagem9-5.jpg

Imagem10-5.jpg

A música foi na primeira parte assegurada pelo antigo Quarteto do Hot Clube de Portugal (agora reduzido a trio com a morte de Jean-Pierre Gebler), formado por Justiniano Canelhas (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Manuel Jorge Veloso (bateria). A estes juntaram-se João Moreira (trompete) e Pedro Moreira (sax-tenor).

Imagem11-5.jpg

Imagem12-4.jpg

Imagem13-4.jpg

Ao piano sentou-se depois António José de Barros Veloso - um dos mais prestigiados e activos sócios históricos do Hot Clube - para interpretar temas célebres dos Jazz Messengers.

Imagem14-3.jpg

Imagem15-2.jpg

Imagem16-2.jpg

A inauguração terminou com o septeto do Hot Clube de Potugal, formado por João Moreira, Pedro Moreira, Luís Cunha (trombone), Rodrigo Gonçalves (piano), Bruno Santos (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria).

Imagem17-2.jpg

Imagem18-2.jpg

Com umas instalações de luxo e, sobretudo, funcionais e modernas, adivinham-se muitos e bons concertos de jazz no Hot ao longo dos próximos anos!

Imagem1-12.jpg


Partilhamos algumas das reportagens televisivas.






Site Meter Powered by Blogger