7 de março de 2011

UMA NOITE COM JOSEPHINE BAKER NO TRINDADE

É já nos próximos dias 11 e 12 de Março que se homenageia no Teatro da Trindade, onde se estreou há precisamente 70 anos, esse ícone da Jazz-Age que foi Josephine Baker.

CartazJosephineBaker2011.jpg

Em Março de 1941, em plena II Guerra Mundial, Josephine Baker estreou-se em Portugal com uma série de concertos no Teatro da Trindade que fizeram sensação e esgotaram noite após noite.

O público desconhecia, porém, que a Vénus Negra concebera os espectáculos como fachada para a sua actividade de espia ao serviço da organização de resistência França Livre e que nas pautas, confiadas ao maestro Almeida Cruz, se encontravam, escritas a tinta invisível, importantes mensagens sobre as posições do exército Nazi na sua pátria adoptiva...

70 anos depois, a vida e obra de Baker regressam ao palco do Trindade através de um inédito musical protagonizado pela extraordinária voz de Sylvie C. e por um notável quarteto luso-brasileiro. Em conjunto, interpretam temas míticos da carreira da artista, incluindo alguns dos que apresentou em 1941 no Trindade: “J’ai Deux Amours”, “Nuit d’Alger”, La Petite Tonkinoise”, “Baiana”, “Ram Pam Pam” e “Dans Mon Village”.

Em palco, a história da Vénus Negra em Portugal cruza-se com grandes figuras do século XX nacionais, tais como António Lopes Ribeiro, Hermínia Silva e Almeida Cruz, representados por um naipe de actores. Neste espectáculo multimedia serão ainda projectadas imagens históricas (algumas delas não são visionadas publicamente há 70 anos...) relativas à passagem de Josephine Baker por Portugal, nomeadamente uma notícia da sua chegada ao Aeródromo de Sintra, em Março de 1941, a reportagem sobre a tentativa de adopção de uma criança portuguesa e as declarações polémicas que deixou em 1960 em directo na RTP…

Concebido e encenado por João Moreira dos Santos e artisticamente dirigido por Sofia de Portugal, este evento é uma oportunidade verdadeiramente única para recordar um dos grandes ícones artísticos do século XX e uma notável lutadora pelos direitos cívicos e pela Paz e Igualdade entre os povos e raças: Josephine Baker!

OldNew.jpg

Bilhetes à venda no Teatro da Trindade, FNAC e Ticketline. Preços de €8,00 a €20,00.


Site Meter Powered by Blogger