19 de janeiro de 2011

Josephine Baker evocada no Teatro da Trindade a 11 e 12 de Março

JBTrindade.jpg

Em Março de 1941, em plena II Guerra Mundial, Josephine Baker estreou-se em Portugal com uma série de concertos no Teatro da Trindade que fizeram sensação e esgotaram noite após noite. O público desconhecia, porém, que a Vénus Negra concebera os espectáculos como fachada para a sua actividade de espia ao serviço da organização de resistência França Livre e que nas pautas confiadas ao maestro Almeida Cruz se encontravam, escritas a tinta invisível, importantes mensagens sobre as posições do exército Nazi na sua pátria adoptiva...

JBPortugal.jpg

70 anos depois, a vida e obra de Baker regressam ao palco do Trindade através de um inédito espectáculo musical, teatral e audiovisual protagonizado pela extraordinária voz de Sylvie C. e por um quinteto luso-brasileiro. Em conjunto, interpretam alguns dos temas míticos da carreira da artista, incluindo os que apresentou em 1941 no Trindade: “J’ai Deux Amours”, “Nuit d’Alger”, La Petite Tonkinoise”, “Baiana”, “Ram Pam Pam” e “Dans Mon Village”.

Concebido e encenado por João Moreira dos Santos e artisticamente dirigido por Sofia de Portugal, este evento é uma oportunidade verdadeiramente única para recordar um dos grandes ícones artísticos do século XX e uma notável lutadora pelos direitos cívicos e pela Paz e Igualdade entre os povos e raças: Josephine Baker!

JBlaPortugaise.jpg

Data: 11 e 12 de Março de 2011 (21h00)

Local: Teatro da Trindade

Autoria e produção: João Moreira dos Santos

Direcção artística e co-encenação: Sofia de Portugal.

Assistência de Produção: Paula Colaço Almeida.

Elenco: Sylvie C. (voz e representação), Jorge Silva (piano e acordeão), Gabriel Godoi (guitarra), Rui Silva (contrabaixo), Milton Batera (bateria); José Augusto (actor), Rafael L. (actor), Ricardo L. (actor), Elsa T. (figurante).

Duração: 2h00

Bilheteira: Teatro da Trindade

Apoio: Diário de Notícias, Estoril-Sol, RTP.


Site Meter Powered by Blogger