30 de janeiro de 2011

Inez Cavanaugh: a primeira crítica de Jazz em Portugal

villaschavedouro2.jpg
Pops Whitman, Cavanaugh e Villas-Boas (Chave d'Ouro, 1948)

Em 6 de Fevereiro de 1948, Luís Villas-Boas e o Hot Clube de Portugal organizaram no café Chave d'Ouro a I Jam-Session pública em Portugal, na qual participaram vários músicos portugueses e também Pops Whitman (um bailarino que se exibia no Carvaval do Politeama), Tom Kelling e Inez Cavanaugh (1909-1980).


Cavanaugh foi não só uma das primeiras mulheres afro-americanas a assumir a profissão de crítica de Jazz, mas também uma cantora, tendo gravado com músicos como Teddy Wilson. Casada com o dinamarquês Timme Rosenkrantz (jornalista, autor, produtor e divulgador de Jazz), Inez trabalhou também como secretária do poeta negro Langston Hughes e durante a II Guerra Mundial viveu em Nova Iorque, onde recebia em casa músicos como Duke Ellington, com quem fez longa e íntima amizade.

A seguir à guerra, o casal viveu em Paris, onde Inez tinha um bistrô que acolhia músicos como Eartha Kitt, que aí foi descoberta pelo irmão de George Avakian. Foi talvez aí que Villas-Boas a conheceu.

A oportunidade de gravar com Teddy Wilson sugiu já quando Inez tinha 60 anos e foi realizada no Timmes Club, em Copenhaga. Inez actuou também com Ben Webster, músico então radicado na Dinamarca.





Site Meter Powered by Blogger