13 de abril de 2010

Ted Nash hoje na Culturgest

diego-nash-index.jpg

Hoje, terça-feira, às 21h30, há jazz no Grande Auditório da Culturgest com o concerto The Mancini Project pelo Ted Nash Quarteto.

Competentíssimo músico de estante e solista de mérito da Lincoln Center Jazz Orchestra, dirigida por Wynton Marsalis, o saxofonista norte-americano Ted Nash está desde há muito apostado numa carreira individual, liderando formações instrumentais de constituição muito diversa para a concretização de projectos musicais próprios e altamente individualizados. Para além disso, foi membro fundador e elemento muito activo do Jazz Composers Collective, um conjunto de músicos radicados em Nova Iorque, todos eles instrumentistas e compositores de primeiro plano e que muito têm contribuído para a renovação do jazz contemporâneo.

O projecto que traz a este concerto apresenta um repertório que não é da sua autoria, mas sim de Henri Mancini, um dos grandes compositores do cinema norte-americano. Mancini não deve apenas ser circunscrito à música para o cinema popular ou mais ou menos sofisticado, como a série Pink Panther (iniciada em 1963) ou Breakfast at Tiffany’s (1961), mas também como compositor ligado a obras de maior fôlego na história do cinema, como a obra-prima Touch of Evil (Orson Welles, 1958) ou ainda Charade (Stanley Donen, 1963) e The Glass Menagerie (Paul Newman, 1987), para apenas referir estes, ou mesmo a série policial televisiva Peter Gunn, que ficou famosa na passagem dos anos 60 para os anos 70.

Interessante é que a ligação de Ted Nash às partituras de Henry Mancini não é apenas de carácter musical mas também sentimental e familiar, uma vez que o jovem Ted costumava frequentar os estúdios onde essas bandas sonoras eram gravadas, porque das orquestras faziam parte o seu tio e o seu próprio pai.Enfim, um concerto que pode ser ainda reconfortante para o imaginário e a memória cinematográfica do espectador.

Texto: Culturgest


Site Meter Powered by Blogger