9 de novembro de 2009

Guimarães Jazz poderoso

qfTlRnZZmH7R2QuSZSBcCbidGkfWScEg_m.jpg

De 12 a 21 de Novembro, o jazz está de regresso a Guimarães com mais uma edição de um dos mais prestigiados e abrangentes festivais dedicados em Portugal a este género musical.

“Kind of Blue@50” (com Jimmy Cobb, Buster Williams, Larry Willis, Javon Jackson, Wallace Roney e Vincent Herring), Hank Jones Trio, Branford Marsalis Quartet, George Colligan Quintet, Overtone Quartet (com Dave Holland, Jason Moran, Chris Potter e Eric Harland), Cassandra Wilson e Dave Douglas and Blood Sweat Drum´n Bass Big Band são os nomes que compõem o núcleo duro do cartaz do Guimarães Jazz 2009, no ano em que o festival celebra a sua 18ª edição.

Reconhecido por ser um dos melhores a nível nacional, o programa do Guimarães Jazz 2009 não foge à regra. O Guimarães Jazz conseguiu, ao longo da sua existência, conquistar um lugar de destaque no panorama do jazz nacional e internacional e é, hoje, um festival de referência. Seguindo muitas das propostas apresentadas em edições anteriores, a programação deste ano apresenta um conjunto de concertos que renovam o compromisso assumido noutros momentos e incentivam novas experiências pessoais de participação e convivência através do jazz. O festival irá decorrer de 12 a 21 de Novembro, no Centro Cultural Vila Flor.

O concerto inaugural, “Kind Of Blue @ 50”, no dia 12 de Novembro, celebra o 50º aniversário do lançamento original deste importante disco de Miles Davis. Da formação original da gravação conta-se com a presença do baterista Jimmy Cobb que liderará um importante conjunto de músicos – Wallace Roney, Javon Jackson, Vincent Herring, Larry Willis e Buster Williams.



No dia seguinte, é a vez do trio de Hank Jones subir ao palco do Centro Cultural Vila Flor. Nesta formação, Hank Jones continua a experiência desenvolvida pelo festival em anos anteriores, na qual se tem explorado as potencialidades criativas de uma das formações fundamentais da história do jazz – piano, contrabaixo e bateria. Com este lendário músico teremos a oportunidade de sentir as enormes possibilidades de improvisação de cada um destes instrumentos e de com eles estabelecermos relacionamentos susceptíveis de nos alargarem as múltiplas faces artísticas de cada um.

Branford Marsalis Quartet, no dia 14 de Novembro, e o Projecto TOAP/Guimarães Jazz ’09, no dia 15 de Novembro, encerram a primeira semana de concertos do festival. Branford Marsalis Quartet é um dos grupos mais poderosos e inventivos do jazz actual. É uma formação que trabalha a improvisação como um bloco de sonoridades, recolhendo as suas ideias em todos os géneros de música. Este conjunto de instrumentistas está associado há muitos anos, sendo capaz de criar, em simultâneo, formas antagónicas de estruturação musical que nalguns momentos surgem extremamente enérgicas, noutros intensamente melódicas. O Projecto TOAP/Guimarães Jazz ‘09 – composto por Bernardo Sassetti, Ohad Talmor, Demian Cabaud e Dan Weiss – reúne uma formação que irá registar o concerto para posterior edição. Neste projecto estão associados quatro excelentes músicos com a intenção de trocarem experiências e construírem, a partir desse momento de partilha, uma música passível de exprimir o imenso processo de interacção fomentado pelo Guimarães Jazz, através da conjugação das inúmeras competências adquiridas por cada um dos artistas presentes.



A formação dirigida por George Colligan abre a segunda semana de concertos do Guimarães Jazz, no dia 18 de Novembro. Ao George Colligan Quintet está destinada a realização de todo o trabalho de fundo do festival. Liderado por um promissor pianista da cena do jazz actual, caberá a este grupo de músicos (Michael Blake, Jaleel Shaw, E.J. Strickland e Josh Ginsburg) preparar as sessões de trabalho pedagógico, realizar um concerto no Grande Auditório do CCVF e dirigir, além das jam sessions após os concertos, a Big Band da ESMAE.

Para o dia 19 de Novembro, o Guimarães Jazz programou uma nova experiência musical no âmbito do festival. O Overtone Quartet é uma formação composta por Dave Holland, músico histórico do jazz, e três excelentes músicos de gerações completamente diferentes – Chris Potter, Jason Moran e Eric Harland.

Possuidora de uma voz singular dotada de um conjunto de características muito próprias que a colocam como uma das referências fundamentais do jazz, Cassandra Wilson vai subir ao palco do CCVF no dia 20 de Novembro. Com a presença desta cantora no programa do festival pretende-se propiciar um conjunto alargado de emoções e de sensações relativas à nossa capacidade de escutar a sua música e estabelecer com a audiência uma colecção de novas experiências pessoais acerca da variedade das inúmeras soluções criativas do jazz vocal da actualidade.



O Guimarães Jazz 2009 encerra no dia 21 de Novembro com um concerto de Dave Douglas, Jim McNelly e a Blood Sweat Drum’n Bass Big Band. Na primeira parte, Dave Douglas tocará música composta para Big Band da sua autoria, sob a direcção musical de Jim McNeely. Na segunda parte, a Blood Sweat Drum’n Bass Big Band executará composições do seu repertório, tendo Dave Douglas como solista. Trata-se de um espectáculo propositadamente concebido para o Guimarães Jazz com a participação de uma grande formação de jovens músicos dinamarqueses e com a presença de Dave Douglas, acompanhado por Jim McNeely, um pianista e director de orquestra internacionalmente reconhecido.


Texto da produção do festival excepto parágrafo inicial.


Site Meter Powered by Blogger