1 de novembro de 2009

Big Band de Jorge Costa Pinto no Teatro Aberto dia 3 de Novembro

JorgeCostaPinto400x268.jpg

A Sala Azul do Teatro Aberto recebe a partir do próximo dia 3 de Novembro um ciclo de três concertos pela prestigiada Big Band de Jorge Costa Pinto. Reconhecida pela sua qualidade artística, tanto ao nível dos músicos como dos arranjos e do repertório, a Big Band e o seu maestro vão marcar presença nas primeiras terças-feiras dos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro, sempre às 21h30.

Para este primeiro concerto, Jorge Costa Pinto seleccionou um repertório centrado no movimento BEBOP, particularmente temas dos grandes autores do jazz que deram corpo a este movimento, tais como Charlie Parker, Thelonious Monk e Dizzy Gillespie, entre outros.



Jorge Costa Pinto dedicou toda a sua vida à música. Estreou-se profissionalmente aos 5 anos na bateria, acompanhado pelo pai ao piano, e foi um dos pioneiros na fundação do Hot Club de Portugal. Cursou piano e composição na Academia Amadores de Música, tendo como professores, entre outros, Fernando Lopes Graça, Francine Benoit, Jorge Peixinho e Louis Sager e estudou Jazz nos Estados Unidos, na Berklee College of Music.

JorgeCostaPintobyRosaReis400x547.jpg
Jorge Costa Pinto. Fonte: Rosa Reis

Antes de se dedicar à direcção de orquestra, Jorge Costa Pinto actuou como músico profissional ao lado de nomes como Hazel Scott, Friederich Gulda, Marshall Brown, George Wein, entre muitos outros. Como maestro, dirigiu em Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Jugoslávia, Grécia, Irlanda, Brasil, Venezuela, Argentina, África do Sul e um pouco por todo o mundo.

Para além da actividade de músico profissional e maestro, a sua carreira passou ainda pela rádio, pela televisão e pelo ensino, tendo leccionado no Conservatório Nacional de Lisboa e em outras instituições, actividade que mantém até hoje.


Site Meter Powered by Blogger