30 de outubro de 2009

Oeiras: Ciclo Internacional de Jazz arranca hoje

CIJO2009400x524.jpg

Arranca hoje a sexta edição do CIJO - Ciclo Internacional de Jazz de Oeiras, evento que se prolonga por dois fins de semana e aposta num programa variado que contempla os projectos musicais de Rosario Giuliani quartet e Enrico Rava New Quintet, nos dias 30 e 31 de Outubro, e do Miguel Zenon quartet e Mário Laginha – Bernardo Sassetti duo, nos dias 5 e 6 de Novembro.

ROSARIO GIULIANI, natural de Roma, é um dos mais imaginativos saxofonistas (alto) da sua geração, e presença habitual na Orquestra de Guy Barker, a qual encerrou o Seixal Jazz 2008 com chave de ouro. Herdeiro exemplar de Charlie Parker os seus solos têm uma modernidade particularmente criativa.



ENRICO RAVA, natural de Trieste, é decerto o mais cotado trompetista italiano e um dos mais importantes da Europa. Antigo companheiro das experiências dos saxofonistas Steve Lacy e Lee Konitz, a sua música possui uma elegância contagiante, fruto de uma imaginação apaixonada presente nos seus solos.



MIGUEL ZENON, natural de Porto Rico, bem conhecido do público de Jazz local, tendo-se já apresentado com este seu quarteto no Seixal, em Lisboa e em Cascais, é mestre em associar os ritmos do seu país ao jazz contemporâneo, numa linguagem bem estruturada e particularmente contagiante. Luís Perdomo, o seu pianista, é um solista inspirado que se interessa igualmente pela música étnica da Venezuela.



O festival termina com um concerto onde dois dos nossos mais inspirados pianistas de jazz, e brilhantes compositores, dialogam sobre temas originais da forma mais criativa que o jazz permite. MÁRIO LAGINHA e BERNARDO SASSETTI têm, indiscutivelmente, dado provas do seu enorme bom gosto, do conhecimento das diferentes linguagens da música, dos processos vários de as construir, destruir e reconstruir, num entendimento imediato que roça a genialidade.



Texto compilado a partir de comunicado da produção do CIJO2009.


Site Meter Powered by Blogger