8 de abril de 2009

Jeffery Davis Davis e Pascal Schumacher hoje no DOSE DUPLA

DOSEDUPLACCB-1.jpg

Os vibrafonistas Jeffery Davis e Pascal Schumacher actuam hoje, 9 de Abril, no CCB no âmbito do DOSE DUPLA no CCB.

Tudo pode acontecer quando dois músicos que oficiam com mestria um mesmo instrumento – o vibrafone – se encontram em palco pela primeira vez para improvisar em torno do Jazz. Detentores de uma sólida formação clássica e jazzística, aperfeiçoada com mestres como Gary Burton e Stefon Harris, Davis e Schumacher são actualmente dois expoentes do vibrafone, tendo conquistado individualmente vários prémios e distinções na Europa e nos EUA.

Jeffery_Davis.JPG

JEFFERY DAVIS (vibrafone). Nasceu no Canadá, em 1981, e vive em Portugal desde 1985. Começou muito cedo os seus estudos musicais no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Aveiro, e na Escola Profissional de Música de Espinho. Em meados dos anos 90, foi admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto. Em Janeiro de 2003 deslocou-se para os Estados Unidos, onde iniciou o curso de Jazz Performance Vibraphone, na Berklee College of Music, conquistando inúmeros prémios. Paralelamente, realizou vários concertos com o grupo de percussão, com a Orquestra de Sopros e com a Orquestra de Cordas da EPME e participou em diversos seminários com músicos como Ricardo Fernandez, Jesus Chapi e Emmanuel Séjourné. Com o grupo Drumming efectuou múltiplos concertos na Europa. Em Março de 2002 obteve o primeiro prémio no Concours International de Jazz, em Paris, e em Novembro deste mesmo ano concluiu o curso da ESMAE com nota máxima de 20 valores. Recebeu também do IAJE (International Association for Jazz Education) o prémio de Outstanding Musicianship. Nos Estados Unidos surgiu, de novo, a oportunidade de trabalhar com músicos de jazz, nomeadamente Hal Crook, Joe Lovano, Gary Burton, Dave Liebman, Terrence Blanchard, Michel Camilo, Steve Swallow, Bob Mintzer e Vitor Mendoza. Actualmente, integra vários projectos nacionais: Quinteto de Nelson Cascais; Lift Off; Duo Erro de Sintaxe; Grupo de Percussão; Yeti Project; Quarteto de Vasco Agostinho; Septeto de Michael Laurene; Jeffery Davis Trio; Jeffery Davis Quarteto; Trio de Percussão “Jeffery Davis, Pedro Carneiro e Alexandre Frazão”, entre outros. Quanto a projectos internacionais destaca-se com Quinteto de Alex Terrier; Quarteto de Federico Casagrande; Quarteto de Mark Mcknight; Solista residente da Orquestra de Sopros da Brown University, entre outros. Jeffery Davis mantém-se activo no mundo do jazz e clássico; lecciona na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto e na Escola Profissional de Música de Espinho; realiza Master Classes e faz vários concertos com músicos nacionais e internacionais.

420920854_99a61520d0.jpg?v=

PASCAL SCHUMACHER (vibrafone). Natural do Luxemburgo, iniciou os seus estudos como percussionista no Departamento de Música Clássica do Conservatoire de Musique de la Ville de Luxembourg, aos quais deu continuidade no Conservatoire National de Région de Strasbourg, onde se diplomou com distinção. Em 1997, estudou com o vibrafonista de Jazz Guy Cabay, no Departamento de Jazz do Conservatório do Luxemburgo, e, posteriormente, no Conservatoire Royal de Bruxellles. Em 2005, obteve o seu mestrado no Koninklijk Conservatorium of The Hague, com Frits Landesbergen, o qual veio somar-se ao mestrado em Musicologia, concluído em 2002 na Université des Sciences Humaines de Strasbourg. Desde então, tem frequentado master classes e workshops com, entre outros, David Friedman, Stefon Harris, Mike Manieri, Gary Burton, Franck Tortiller, Wolfgang Lackerschmid e Jean Geoffroy. Como músico, co-fundou em 1995 o ensemble Interchange com o saxofonista Nadine Kauffmann, e em 2001 esteve na origem do grupo de percussão experimental Stroke X e do grupo Greg Lamy - Pascal Schumacher Quartet. No ano seguinte, formou o seu próprio quarteto com Jef Neve (piano), Christophe Devisscher (contrabaixo) e Teun Verbruggen (bateria). Este combo editou já três registos discográficos: Change Of The Moon (2003), Personal Legend (2005), Silbergrau (2007). Pascal Schumacher é professor no Conservatório do Luxemburgo e realiza clínicas e workshops nos conservatórios de Sidney, Camberra, Hanói, Antuérpia e Echternach.


Site Meter Powered by Blogger