27 de abril de 2009

Billie Holiday partiu há 50 anos

Billie%20Holiday.jpg

Completam-se este ano cinco décadas exactas sobre a morte de Billie Holiday, a voz mais emblemática do jazz, falecida a 17 de Julho de 1959.

7.JPG

JNPDI antecipa esta efeméride, relembrado hoje Lady Day através de alguns vídeos disponíveis no Youtube.

Uma das interpretações mais marcantes de Eleanora Fagan Gough, o seu nome de baptismo, foi "Strange Fruit", canção sobre os linchamentos do Ku Klux Klan no sul dos Estados Unidos.



Igualmente emblemática e inesquecível é a sua interpretação de "Fine and Mellow", acompanhada por músicos como Ben Webster, Coleman Hawkins, Roy Eldridge, Lester Young e tantos outros...



Uma das canções que fez "suas" foi "My Man".



Vale ainda a pena conferir este "I Loves You, Porgy", sem dúvida distinto de todas as demais versões que vieram a ser feitas por outras grandes vozes.



Billie Holiday ficou imortalizada na 7.ª arte, através do filme New Orleans, editado em 1947, no qual participaram vários outros vultos do jazz, nomeadamente Louis Armstrong e Woody Herman. O seu papel, o de uma empregada doméstica, era de certa forma uma revivência das suas origens humildes.



Ainda que limitados a imagem estática, vale ainda a pena ouvir Billie Holiday cantar um tema com letra sua, o clássico "God Bless the Child".


Site Meter Powered by Blogger