16 de fevereiro de 2009

Barros Veloso e Art Themen no Dose Dupla: Cumplicidade clássica!

DSC_0034.jpg
Foto JMS/JNPDI
DSC_0237.jpg
Foto JMS/JNPDI

O concerto que Barros Veloso e Art Themen realizaram na passada quinta-feira no âmbito do ciclo DOSE DUPLA (a decorrer no CCB até Abril, sempre às quintas-feiras) foi, pode bem dizer-se sem hesitação, um verdadeiro elogio à cumplicidade que o jazz permite entre dois músicos.

DSC_0059.jpg
Foto JMS/JNPDI

DSC_0095.jpg
Foto JMS/JNPDI

Reunidos pela primeira vez num mesmo palco, Veloso e Themen escutavam-se atentamente, procurando o diálogo constante e a resposta rápida aos mútuos estímulos que se iam lançando simultaneamente. O saldo final foi um espectáculo pleno de empatia, com os dois músicos a empenharem-se profundamente e a irradiarem um nítido prazer pelo seu encontro musical. Entre os temas mais marcantes, o destaque vai claramente para um belíssimo "Lush Life".

DSC_0110.jpg
Foto JMS/JNPDI

Barros Veloso, um dos primeiros pianistas em Portugal a abraçar o Jazz moderno nos anos 50, evidenciou o seu profundo conhecimento dos standards e um sentido de swing inabalável e sempre presente, estreando o tema "Valsando", um original que interpretou a solo.

DSC_0107.jpg
Foto de JMS/JNPDI

Art Themen esteve ao seu melhor nível de sempre (e foram já várias as vezes que o ouvimos entre nós) e deixou no CCB excelentes solos plenos de alma, o que levou alguém a confidenciar-lhe no final do concerto que ele «bem podia chamar-se "Heart" Themen». Foi notável o seu desempenho em solo absoluto no tema "Ask Me Now", um original de Thelonious Monk.

DSC_0205.jpg
Foto de JMS/JNPDI

Já o espectáculo ia a meio quando Barros Veloso e Art Themen convidaram Katt a juntar-se à dupla. De passagem por Portugal, esta cantora natural dos EUA cativou de imediato a audiência com a sua bela voz e "feeling" para os standards e o público não mais a deixou abandonar as luzes da ribalta.

DSC_0166.jpg
Foto de JMS/JNPDI

DSC_0169.jpg
Foto de JMS/JNPDI

DSC_0202-1.jpg
Foto de JMS/JNPDI

Entre os vários temas, destaque para "If I had You", "Body and Soul" e "I Love You" (este com algumas reminiscências da grande voz de Dinah Washington, especialmente no timbre de Katt).



A cumplicidade dos dois músicos passou a ser vivida a três, com Katt a baptizar os seus colegas de palco de "Dr. V" e "Dr. T", ou não sejam ambos reputados médicos.

DSC_0250.jpg
Foto de JMS/JNPDI

A avaliar pela reacção do público e de alguns dos notáveis do jazz presentes no DOSE DUPLA, esta é uma dupla a repetir e Katt bem poderá ter de regressar em breve a Portugal para mais concertos...

DSC_0267.jpg
Foto de JMS/JNPDI. Paulo Gil, Barros Veloso e Katt.

JNPDI lá estará!

1 Comments:

At quinta fev 19, 07:31:00 da tarde 2009, Blogger CigarraJazz said...

Tenho muita pena de estar a perder estes espectáculos, porque não me tem mesmo sido possível estar presente, mas, pelo que tenho aqui ouvido, deve estar a ser muito interessante. Gostei muito desta revelação - Katt. E este trio DEVE continuar.
Obrigada pelo momento "virtual".

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger