11 de fevereiro de 2009

Barros Veloso e Art Themen amanhã no DOSE DUPLA

DoseDuplaCCBnight.jpg

Na próxima quinta-feira, 12 de Fevereiro, há nova DOSE DUPLA no CCB, desta feita às 22h30. A entrada é livre.

Barros Veloso (piano) e Art Themen (saxofone-tenor) – dois músicos da mesma geração e com a medicina e o jazz como profissão e paixão comuns – encontram-se pela primeira vez em duo para um concerto marcado pelos grandes standards do cancioneiro norte-americano e do jazz. Oportunidade, pois, para ouvir e relembrar compositores como George Gershwin, Irving Berlin, Cole Porter ou Johnny Mercer, mas também Duke Ellington e Thelonious Monk.

BarrosVeloso20092.jpg
Foto: Rosa Reis (2009)

ANTÓNIO JOSÉ DE BARROS VELOSO (piano). Um dos primeiros músicos portugueses do Jazz moderno, iniciou-se no piano em Coimbra, cidade onde cursou medicina, tendo integrado a Orquestra Ligeira Académica e estado na origem de um pioneiro quarteto. Em meados dos anos 50, rumou a Lisboa, vindo a desempenhar papel de relevo nas primeiras jam-sessions do Hot Clube de Portugal, onde tocou, entre outros, com José Luís Tinoco, Bernardo Moreira e o conceituado pianista Friedrich Gulda. Desde então, e tal como o seu par neste duo, tem-se desdobrado entre a medicina e o Jazz, paixões a que soma ainda o estudo da azulejaria portuguesa, sobre a qual tem publicado diversos livros e estudos.

ArtThemen.jpg

ART THEMEN (saxofone-tenor). Nascido em 1939, em Inglaterra, iniciou a sua carreira musical com o Cambridge University Jazz Group e envolveu-se posteriormente no movimento britânico dos Blues, tocando com Eric Clapton, George Harrison, Joe Cocker e John Mayall. Nos anos 60 e 70 radicou-se definitivamente no Jazz – colaborando com Ronnie Scott, John Dankwort, Dave Holland e alguns dos mais destacados músicos norte-americanos – dando início em 1974 a uma longa parceria musical com Stan Tracey. Presentemente, dedica-se essencialmente ao quarteto que mantém com o pianista Frank Giasullo.


Site Meter Powered by Blogger