8 de maio de 2008

Roots: o elogio do saxofone em DVD

roots.jpg

Acaba de sair mais um volume da colecção Jazz em DVD, da Planeta DeAgostini. Roots, Salute to the Saxophone, foi gravado em 1992 em jeito de homenagem ao saxofone e a alguns dos seus expoentes, nomeadamente Charlie Parker, Lester Young, Coleman Hawkins e Eric Dolphy.

Para tal foi recrutado um diversificado naipe de saxofonistas, nada menos do que quatro: Sam Rivers, Arthur Blythe, Chico Freeman e Nathan Davis. Para a secção rítimica foram destacados o piano incrível de Don Pullen (antigo companheiro de lides musicais do genial Charles Mingus), o contrabaixo de Santi Debriano e a bateria de Idris Muhammad.

O grupo encontra-se em dois temas, "Never always" (de Chico Freeman) e "Lester Leaps in" (do próprio Lester Young), passando depois cada um dos quatro saxofonistas a liderar um tema.

Lester Leaps In (atenção ao solo de piano de Pullen...)



Arthur Blythe escolheu o incontornável "Parker's Mood" , ou não fosse ele originário de Kansas City, a mesma cidade que viu nascer Charlie Parker, e não deixou os seus créditos em mãos alheias, evidenciando uma sonoridade e musicalidade impressionantes, ainda que muito coladas ao discurso do homenageado. Sam Rivers revisitou o clássico "Body and Soul", Nathan Davis preferiu "You don't know what love is" e Chico Freeman elegeu o belo tema que é "After Dark" (composto pelo seu pai, o também saxofonista-tenor Von Freeman.

Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.


Site Meter Powered by Blogger