2 de maio de 2008

Nova Orleães: Museu do Jazz abre em 2010

Old_Mint.jpg

O projecto de criar um Museu do Jazz de nível Mundial em Nova Orleães acaba de ganhar novo alento com o compromisso anunciado pelo governador do Estado da Luisiana de disponibiliar 6 milhões de dólares para o efeito.

A ideia é potenciar o núcleo museológico já existente em Nova Orleães no Louisiana State Museum, ocupando os 71 000 m2 do edifício Old U.S. Mint e criando espaços de exposição e de concertos.

Com efeito, é neste mesmo edifício que está albergada uma das mais importantes colecções de jazz a nível mundial, a qual tem estado armazenada depois dos danos causados pelo Katrina na estrutura do imóvel. Aí se podem encontrar a maior colecção de instrumentos tocados pelos mais importantes músicos de jazz (ver fotos abaixo), pautas, fotografias, cerca de 10 000 discos, fitas, filmes, manuscritos e cartazes.

Primeira corneta de Louis Armstrong

la-cornet.jpg

Corneta de Bix Beiderbecke (anos 20/30)

bix-cornet.jpg

Saxofone-soprano de Sidney Bechet (anos 40)

bechet-sax.jpg

Trombone de Edward "Kid" Ory

ory-tromb.jpg

Trompete de Dizzy Gillespie

diz-trump.jpg


O Museu do Jazz deverá abrir portas em 2010, ou seja, 62 anos depois de em 1948 terem sido dados os primeiros passos nesse sentido por um grupo de pioneiros ligados ao New Orleans Jazz Club. Teremos aqui um paralelo com o Hot Clube de Portugal e uma futura Casa do Jazz?


Site Meter Powered by Blogger