29 de abril de 2008

Copland e Moran em concerto hoje

MCPirouetColor2.jpg

Marc Copland e Jason Moran protagonizam hoje dois concertos importantes, respectivamente em Lisboa e no Porto.

Copland apresenta-se com o seu quarteto na Culturgest, às 21h30, um grupo que , além do pianista, integra o saxofonista Greg Osby, o contrabaixista John Herbert e o baterista Bill Stewart.

Um dos aspectos mais curiosos e fascinantes desta noite será a circunstância de, em palco, se encontrarem quatro individualidades e quatro percursos musicais muito distintos entre si, mas que, dada a qualidade de cada um dos músicos, irão formar com certeza uma dinâmica coesa e interactiva.

O pianista Marc Copland, muitas vezes designado o “poeta do piano”, é talvez o principal expoente da escola do pianismo lírico do jazz actual. A forma única como entende a harmonia moderna, junta a um conhecimento profundo da cor e da textura, combinam-se numa experiência musical única.

Nascido a 1948, na Pensilvânia, começou a tocar saxofone que abandonou para se dedicar ao piano. Com uma vasta obra gravada, tocou com grandes nomes do jazz actual em diversas formações.

Greg Osby, nascido em St. Louis, iniciou a sua carreira de saxofonista, compositor, produtor e professor, em 1975. Marcou indelevelmente o jazz contemporâneo nos últimos vinte anos, quer como líder das suas bandas, quer como convidado em grupos famosos. Entre muitos outros, tocou com Herbie Hancock, Dizzy Gillespie, Andrew Hill, Muhal Richard Abrams, Jack DeJohnette. Colabora com Marc Copland há alguns anos, com quem gravou dois premiados CD’s em duo.

O contrabaixista John Herbert foi citado em 2006 e 2007 pelos críticos reunidos pela revista Downbeat como “Rising Star Acoustic Bassist”. Nascido em New Orleans, estudou na sua terra natal e em Nova Iorque, para onde se mudou, tornando-se rapidamente um dos contrabaixistas mais requisitados em Manhattan. Trabalhou, por exemplo, com John Abercrombie, Paul Bley, Marc Copland, Fred Hersh, Andrew Hill (com o qual gravou o magnífico Time Lines e se apresentou na Culturgest em 2006), Lee Konitz, Paul Motion, Greg Osby, Maria Schneider, Toots Thielemans, Kenny Wheeler.

Bill Stewart, baterista, nasceu em Des Moines, Iowa, em 1966. No início da sua carreira gravou com o saxofonista Scott Kreitzer, tendo nessa altura encontrado Marc Copland com quem tem trabalhado e gravado desde há anos. Ao longo da sua carreira tem tocado com Peter Bernstein, Bill Carrothers, Bill Charlap, Larry Goldings, Joe Lovano, Pat Metheny, John Scofield, Steve Swallow, Gary Peacock. Talentoso compositor, gravou vários CD’s como líder.Com músicos destes e que tão bem se conhecem, é legítimo esperar um grande concerto de jazz nesta noite.

Jason Moran na Casa da Música

Moran-glasses.jpg

Jason Moran estará sensivelmente à mesma hora, às 22h00, na Casa da Música, onde estreia a nível europeu o concerto In My Mind. Este espectáculo da sua autoria homenageia Thelonious Monk (que completaria 90 anos se fosse vivo) e o universo temático da orquestra que este pianista e compositor histórico levou ao Town Hall, em 1959.

Concebido como um espectáculo multimedia, em In My Mind perpassam, por exemplo, excertos de diálogos havidos entre Monk e Hal Overton (que fez os arranjos originais para a orquestra de Monk) durante os ensaios para o concerto de Town Hall, tendo nós tido o prazer de nele colaborar a pedido de Moran, traduzindo para português estes e outros elementos.

Bandmonkshot.jpg

Jason Moran faz-se acompanhar de um octecto composto por Jason Yarde (saxofone alto), Byron Wallen (trompete), Andy Grappy (tuba), Fayez Virjii (trombone), Denys Baptiste (saxofone tenor), Tarus Mateen (contrabaixo) e Nasheet Waits (bateria). Entre o repertório a apresentar contam-se temas como "Little Rootie Tootie" e "Crepuscle with Nellie".

Inserido no programa do Festival Música e Revolução, o pianista e compositor Jason Moran apresenta na Casa da Música um concerto dedicado a Thelonious Sphere Monk, autor de obras que marcaram pontos de ruptura com as estéticas instituídas e apontaram novos caminhos às gerações futuras do mundo do jazz. A obra de Moran assinala os 90 anos do nascimento de Monk, recordando de forma original um dos momentos cruciais da sua carreira: o concerto no Town Hall de Nova Iorque realizado a 28 de Fevereiro de 1959.

A singularidade da obra de Monk continua a influenciar gerações de músicos. Foi um dos compositores e improvisadores mais originais da história do jazz, com uma linguagem revolucionária, inimitável mas enormemente inspiradora. A enorme originalidade da sua abordagem ao piano rendia-lhe admiração e respeito A influência das suas explorações harmónicas foi enorme entre todas as grandes figuras do bebop e os reflexos do seu piano ainda hoje se fazem ouvir em muitos instrumentistas.

Jason Moran é um pianista e compositor com uma reputação invejável e uma grande ligação ao mundo sonoro de Monk. Aos seis anos começou a estudar piano, mas foi a audição do lendário Thelonious Monk que lhe despertou o interesse pela música e lhe serviu de modelo. Desde então, a sua carreira assistiu a uma notável ascensão: em 1999, lançou o seu disco de estreia e, recentemente, editou o seu sétimo álbum, Artist In Residence, com a sua banda The Bandwagon.

Neste concerto, Jason Moran apresenta, em estreia europeia, In My Mind, uma obra multimédia baseada no célebre concerto no Town Hall que lança um olhar não só sobre a música e a imagem de Monk, mas também sobre o homem, a sua história e o seu processo criativo.

Nota: Os textos em itálico foram fornecidos pela produção dos espectáculos


Site Meter Powered by Blogger