5 de maio de 2008

Hot Clube em exposição a não perder

HotClubedePortugal.jpg

De 10 de Maio a 10 de Junho, o Hot Clube de Portugal levanta o véu sobre algumas das peças mais interessantes do seu núcleo museológico e apresenta-as em exposição que estará patente na Fábrica do Braço de Prata por ocasião das comemorações dos 60 anos de actividade desta instituição por excelência do Jazz em Portugal.

A mostra decorre na Sala Eduardo Prado Coelho, um espaço de 80m2, e reúne documentos vários (nomeadamente um guião do programa de rádio Hot Club, postais de adesão de sócios e o convite para a primeira jam session), fotografias, cartazes de concertos, registos de vídeo e áudio (vai ser possível ouvir pela primeira vez a gravação do célebre concerto de Sidney Bechet no Monumental, em 1955!) e discos (nomeadamente um V-Disc). Mais do que contar a história do jazz em Portugal, pretende-se com esta iniciativa chamar a atenção para o património histórico que representa este núcleo museológico e para a necessidade de o conservar e divulgar.

A exposição é inaugurada no próximo dia 10 de Maio pelas 22h00, contando com a actuação do Septeto do Hot Clube de Portugal, e estará patente até 10 de Junho das 18h às 20h (Quarta a Sábado) e das 15h às 24h (Domingo).

JNPDI! lá estará e recomenda vivamente uma visita por parte dos seus leitores a este interessente espólio que fala não só do Jazz em Portugal, mas também do sonho e projecto de vida de um homem - Luís Villas-Boas - e de todos aqueles que o acompanharam nesta grande aventura de promover o Jazz entre nós.

PS: Num país em que raramente o bom é notícia, congratulamo-nos por poder anunciar este evento e deixamos aqui desde já os nossos parabéns à direcção do Hot Clube por esta importante iniciativa, muito particularmente ao Eng.º Bernardo Moreira e a Inês Cunha, que em tão boa hora foi nomeada curadora do núcleo museológico do clube, cujo espólio tem vindo, de alguns anos para cá, a ser organizado e classificado, com o objectivo de constituir a base de um centro de documentação, e estar disponível para o público em geral, como parte integrante de um projecto mais ambicioso que é a Casa do Jazz.


Site Meter Powered by Blogger