20 de maio de 2008

Lisbon Jazz Summer School no CCB


mcneely%20b-w%20Up.jpg

Pela primeira vez, o Centro Cultural de Belém vai ter uma escola de Verão de jazz. É a Lisbon Jazz Summer School (LJSS), que decorre entre 18 e 26 de Julho em vários espaços do CCB.

Os formadores são nada menos do que um All Stars composto por Mulgrew Miller (que assume a direcção pedagógica e as aulas de piano), Ivan Taylor (contrabaixo), Rodney Green (bateria), Steve Nelson (vibrafone), Antonio Hart (saxofone) e Duane Eubanks (trompete)

Face a este naipe de professores, importa referir que Portugal não recebe um evento pedagógico desta dimensão e importância na área do jazz desde os cursos Projazz, que em 1990 e 1991 trouxeram até nós músicos como Clark Terry, Terence Blanchard, Bobby Watson, Billy Pierce, Hal Galper, Sir Roland Hanna, Kenny Burrell ou Barney Kessel e Kenny Burrell.

Mulgrew0602.jpg
Mulgrew Miller

De facto, ter em Portugal músicos/professores como Mulgrew Miller (que é tão só e apenas o pianista que praticamente influenciou toda a nova geração de pianistas), Antonio Hart e Steve Nelson é uma situação de excepção que urge ser aproveitada pelos músicos nacionais. Este é um evento que vai ficar na história do jazz em Portugal.

Os principais objectivos da LJSS são: oferecer uma formação de qualidade aos estudantes e músicos de jazz em Portugal; proporcionar aos participantes do Curso de Verão um contacto intensivo com músicos internacionais de primeira linha; dar a oportunidade aos participantes do Férias com Jazz de se iniciarem nesta linguagem musical; e contribuir para a dinamização do jazz nacional e para o seu reconhecimento internacional.

PROGRAMA

CONCERTO DE ABERTURA LJSS
MULGREW MILLER - WINGSPAN
18 DE JULHO, 21H00, GRANDE AUDITÓRIO

mmiller2004.jpg
snelson2006_2.jpg
HartAntonio.jpg

Mulgrew Miller & Wingspan é o grupo convidado para o CONCERTO DE ABERTURA da Lisbon Jazz Summer School. O sexteto apresenta-se com a seguinte formação: Mulgrew Miller (piano), Ivan Taylor (contrabaixo), Rodney Green (bateria), Steve Nelson (vibrafone), Antonio Hart (saxofone) e Duane Eubanks (trompete).

Mulgrew Miller é um dos músicos do panorama jazzístico actual com mais discos gravados, cerca de 400, ficando em segundo lugar apenas atrás do seu colega e amigo Kenny Barron. Desde muito cedo, este pianista americano procurou rodear-se apenas dos melhores músicos, tendo tocado com a maioria dos grandes nomes do jazz – Art Blakey's Jazz Messengers, Quinteto de Tony Williams, Duke Ellington Orchestra, Joe Lovano, Trio de Ron Carter... entre tantos outros. Mulgrew Miller traz ao CCB, pela primeira vez, o seu sexteto – Wingspan.

CURSO DE VERÃO
CURSO INTENSIVO DE JAZZ, NÍVEL MÉDIO E AVANÇADO
19 A 26 DE JULHO, DAS 10H00 ÀS 18H00, CCB

LJSS_-_Mulgrew_Miller_-_Direco_Peda.

FÉRIAS COM JAZZ
INICIAÇÃO AO JAZZ
19 A 26 DE JULHO, DAS 10H00 ÀS 18H00, CCB

Público-alvo: 30 participantes entre os 12 e os 15 anos
Direcção Pedagógica: Gonçalo Marques
Formadores: Ana Araújo (piano); Bruno Santos (guitarra); Claus Nymark (trombone, Big Band); João Guimarães (saxofone); Nelson Cascais (contrabaixo); Marcos Cavaleiro (bateria)
Estrutura curricular: aulas práticas de improvisação, instrumento, combo e Big Band, entre outras
Língua oficial: Português

Em paralelo, orientado por seis músicos portugueses, decorrerá o FÉRIAS COM JAZZ, um curso de iniciação ao jazz para estudantes de música com idades entre os 12 e os 15 anos, num total de 30 participantes. Uma semana de férias com aulas práticas de improvisação, instrumento, combo e Big Band, entre outras actividades musicais de aprendizagem da linguagem do jazz.

JAM SESSIONS
19 A 25 DE JULHO, DAS 22H00 À 01H00, CAFETARIA QUADRANTE
Entrada livre

A complementar a vertente formativa da LJSS, decorrerão diariamente JAM SESSIONS entre as 22h00 e a 01h00, na Cafetaria Quadrante. Aqui, os participantes, tanto do Curso de Verão como do Férias com Jazz, terão oportunidade de tocar uns com os outros e também com os músicos/formadores portugueses e estrangeiros. As Jam Sessions são de entrada livre e abertas ao público.

CONCERTOS DE ENCERRAMENTO LJSS
PELOS PARTICIPANTES DA LISBON JAZZ SUMMER SCHOOL
26 DE JULHO, PEQUENO AUDITÓRIO
18H00 - FÉRIAS COM JAZZ
21H00 - CURSO DE VERÃO

O último dia será de grandes emoções para os participantes da LJSS, que sobem ao palco do Pequeno Auditório do CCB para protagonizarem os CONCERTOS DE ENCERRAMENTO da LJSS: às 18h00, concerto pelos participantes do Férias com Jazz; às 21h00, concerto pelos participantes do Curso de Verão. Nestes concertos esperam-se todos os familiares dos participantes, amigos e amantes do jazz para que possam vir testemunhar esta festa de encerramento da LJSS 2008.

O prazo de pré-inscrições nos cursos da Lisbon Jazz Summer School decorre até 30 de Maio. As inscrições podem ser realizadas até 30 de Junho.

Propinas: Curso de Verão: € 450,00 / Férias com Jazz: € 250,00. Ambas as propinas podem ser pagas em duas prestações.

Para informações mais detalhadas, consultar o CCB através do e-mail ccb.ljss@gmail.com


Site Meter Powered by Blogger