25 de março de 2008

Barcelona jazzística

P6030519.jpg
Hotel Jazz. Foto de João Moreira dos Santos

Barcelona é, definitivamente, a capital do jazz da península Ibérica. Não só aí se realiza o maior festival de jazz de Portugal e Espanha, como é lá que estão sediados importantes escolas e vários clubes de jazz. Nesta cidade é possível também encontrar uma estação de rádio exclusivamente dedicada ao "som da surpresa". JNPDI! andou por lá neste fim-de-semana e deixa aqui algumas notas úteis a quem por lá passar. Se puder não perca o excelente Museu da Música.

029.jpg

Quem chegar a Barcelona em demanda do jazz pode desde logo ficar instalado no hotel... Jazz. Inaugurado em 2004, este hotel fica localizado na zona mais central da cidade, a escassos metros da Plaça Catalunya, Paseo de Gracia e das Ramblas.

Daqui até aos clubes de jazz é um pulinho. A cerca de 150 metros está o moderno Bel Luna, que além do mais é também restaurante, um luxo que não há cá por Lisboa, este de comer ao som do Jazz.

P6030503.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6030509.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Perto, mas não tanto (a uns 5 mins a pé pelas Ramblas abaixo) fica o histórico Jamboree, situado na Plaça Reial e por onde passaram músicos como Ella Fitzgerald, Chet Baker ou Lionel Hampton. Outro clube interessantes é a Cova del Drac (Carrer Vallmajor, 33).

P6030555.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

DSCN1160.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Se em vez de descer a Rambla de Catalunya optar por a subir, paralelamente ao Paseig de Grácia, passados alguns minutos encontra-se na Jazz Messengers, uma loja 100% dedicada ao Jazz.

P6030571.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6030573.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6030574.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Embora não seja um museu dedicado ao Jazz, o Museu de la Música merece só por si uma longa visita já que é não só muito completo, como não há cá por Portugal nada (absolutamente nada) que se lhe compare em acervo ou qualidade e dignidade de instalações. Inaugurado em 2007 (num novo edifício), este espaço expõe muitos e variados instrumentos, para além de possibilitar aos visitantes seguir uma timeline e acompanhar assim a evolução temporal da música, incluindo o jazz.

P6030577.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Se sempre sonhou extrair som de um instrumento musical, então esta é a sua oportunidade já que o museu dispõe de uma sala interactiva onde é possível tocar harpa, guitarra, órgão ou violoncelo. Mas, atenção, antes de se fazer às cordas não se esqueça de que Barcelona é uma cidade das artes, nomeadamente da música...

logo39jazzg.jpg

Se estiver em Barcelona entre Outubro e Dezembro saiba que pode assistir ao maior festival de Jazz da Ibéria: o Voll-Damm Festival Internacional de Jazz de Barcelona (Voll-Damm é o nome do patrocinador).

P6030544.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Não se espante se aí encontrar entre o público Alfredo Papo (na foto), mítico impulsionador do jazz nesta cidade. Neste nosso périplo por BCN tivemos oportunidade de o entrevistar para o livro que estamos a preparar sobre o Hot Club de Portugal, ele que foi um dos responsáveis pela dinamização do Hot Club de Barcelona nos anos 40 e que aí acolheu Luís Villas-Boas para uma jam-session com Don Byas. Aliás, segundo George Wein (criador do Newport Jazz Festival), Papo e Villas-Boas estão em pé de igualdade em termos de importância na divulgação do jazz nos respectivos países, tal como o exprimiu no posfácio do livro O Jazz Segundo Villas-Boas.

P6030578.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Se se deslocou a Barcelona com o objectivo de aprender jazz então é mais que provável que tenha tomado a opção correcta. Pode fazê-lo no histórico Taller de Músics ou na Escola Superior de Música de Catalunya, que funciona no edifício do l'Auditori, a grande sala moderna de concertos de Barcelona.

Já agora... enquanto estiver de passagem por Barcelona não desligue do jazz: pode ouvi-lo 24 horas por dia através da Barcelona Jazz Radio.

P6030536.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6030537.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Para além da oferta jazzística, escusado será dizer que Barcelona é uma das mais belas cidades da Europa e, talvez, uma das mais artísticas e criativas, pelo que vale sempre a pena descobri-la ou redescobri-la.

P6030551.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6030517.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6030553.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

PasseigDeGracia_CasaBatlo1_281204.jpg

P6030563.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6030568.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

2 Comments:

At quinta mar. 27, 08:19:00 da tarde 2008, Blogger RY said...

Obrigado. BCN is a beautiful town and your photos are very beautiful. There ara others jazz club like . Harlem Jazz Club and other music festivals like Guitar Festival. Terrassa a town near Barcelona has another Jazz Festival and a Cave.
Badalona and Cerdanyola dares for blues.

Obrigado also by Sarah videos

 
At sexta mar. 28, 12:12:00 da manhã 2008, Blogger JMS said...

Hola!

Thanks for your kind words.

I guess I will have to check the Harlem Jazz Club.

I have heard about the Terrassa Jazz Festival and the Guitar Festival but I've never attended any concert. I hope I will in the future.

BCN me encanta.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger