2 de outubro de 2007

Dave Holland : o "Senhor Contrabaixo"

IM052566.jpg

Dave Holland, contrabaixista de referência, completou ontem 61 anos, razão para visitar um pouco a sua música e os diferentes contextos em que a pratica.

Na vida de todos os grandes artistas existe um momento, um ponto de viragem em que tudo muda. Com Dave Holland esse momento assumiu a forma de um inesperado telefonema que lhe trouxe a voz do genial Miles Davis e um convite para uma audição em Nova Iorque, apenas dois dias depois...

Foi assim que Holland, natural do Reino Unido, onde nasceu em 1946, cedo alcançou proeminência no jazz, integrando o quinteto de Miles entre 1968 e 1970. Aos 22 anos era seu o contrabaixo de uma das maiores máquinas musicais e produtoras de talentos e ao lado de Chick Corea, Wayne Shorter ou Tony Williams participou em seis registos discográficos, alguns deles históricos e com grande impacto no universo do jazz, nomeadamente In a Silent Way e Bitches Brew.



Desde então a carreira de Dave Holland tem sido pautada pelo reconhecimento e pela parceria com múltiplos músicos de excepção e pela produção de obras discográficas marcantes. A solo, em trio, em quarteto, em quinteto, em octeto ou integrado numa Big Band, Dave Holland é uma presença notável em palco.

O seu talento começou ser trabalhado por volta dos 4 anos, quando Holland se interessou pelo Ukelele, de onde transitou para a guitarra seis anos depois, para se interessar pelo baixo eléctrico aos 13 anos. Em breve formaria uma banda com os amigos e começaria a tocar em clubes locais, o que rapidamente o levaria a decidir abandonar os estudos e a dedicar-se por inteiro à música. Eis que surge então o jazz, com a audição de contrabaixistas como Ray Brown e Leroy Vinnegar.

Pouco depois Holland já estava na posse de um contrabaixo e em 1963, com 17 anos, tocava com uma big band que acompanhava o cantor Johnny Ray. Em Londres iniciou os seus estudos com James E. Merritt, contrabaixista principal da London Philharmonic Orchestra e professor na Guildhall School of Music & Drama, para onde encaminharia Holland, que aí estudou durante três anos, assumindo o papel de contrabaixista principal da orquestra da escola e tocando em concertos de música de câmara.

Mas, entretanto, Holland foi apanhado pelo bichinho do jazz e entrou na cena do jazz britânico, tocando a partir de 1966 com John Surman, John McLaughlin, Evan Parker, Kenny Wheeler, John Taylor e Chris MacGregor. Aqui seria descoberto por Miles Davis, cujo grupo abandonaria em 1970, juntamente com Chick Corea, vindo a fundar com Barry Altschul e Anthony Braxton o combo Circle. No âmbito deste projecto, gravaria com Sam Rivers o célebre registo Conference of the Birds. Seria aliás duradoura a parceria Holland-Rivers, praticamente abrangendo toda a década de setenta, durante a qual o contrabaixista viria a formar o trio Gateway, com John Abercrombie e Jack Dejohnette.

41CAEQQBWYL._AA240_.jpg

Já nos anos oitenta, Holland tomou a liderança dos seus próprios grupos, contando inicialmente com Kenny Wheeler, Julian Priester, Steve Coleman e Steve Ellington, e, posteriormente, como Marvin “Smitty” Smith e Robin Eubanks, com os quais gravaria três discos inovadores Jumpin' In, Seeds of Time e The Razor's Edge. Com a dissolução deste combo, passou a tocar em trio, gravando em 1988 o aclamado e premiado Triplicate, com Jack DeJohnette e Steve Coleman, ano em que formou um quarteto com Steve Coleman, Kevin Eubanks e Marvin “Smitty” Smith, imortalizado no disco Extensions.

Nos anos noventa, formou um super grupo, com Pat Metheny, Herbie Hancock e Jack Dejohnette, e presentemente actua em quinteto, em octeto e em orquestra.



Músico premiado, Holland é também professor, tendo obtido no ano 2000 um doutoramento em música, atribuído pela prestigiada Berklee School of Music, sendo poucos os músicos que podem rivalizar com ele o papel de Senhor Contrabaixo, indiscutivelmente seu por mérito próprio. Quanto ao seu quinteto actual são várias as distinções que tem obtido, com dois discos nomeados para os Grammies (Points of View e Prime Directive) e a eleição pela revista Downbeat como melhor Grupo Acústico de Jazz.




Dave Holland actua também a solo. Vejamo-lo em "Mr. PC" (tema dedicado a Paul Chambers, contrabaixista que se celebrizou ao lado de Miles Davis):


Site Meter Powered by Blogger