3 de julho de 2007

e.s.t. no CCB a 22 de Julho

CCB-22JUL-E1.jpg

O grupo E.S.T., Esbjörn Svensson Trio, actua no próximo dia 22 de Julho no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, estreando-se assim em Lisboa.

Trio sueco inovador liderado por um pianista dotado de uma linguagem musical única e criativa, que combina jazz com drum 'n' bass, electrónica, funk, rock e música clássica.

Pianista e compositor, Esbjörn Svensson nasceu em 1964, em Västeras, na Suécia. Com a música no sangue - a mãe era pianista clássica, o pai estava ligado ao jazz - estudou e formou-se em música na Universidade de Estocolmo. e.s.t, o trio que agora apresenta, foi formado em 1996. Desde então, já gravou nove discos, muitos dos quais receberam as mais elogiosas críticas.

Esbjörn Svensson é um músico aberto a novas experiências, particularmente interessado em sonoridades menos habituais no jazz. Há quem diga que a sua música é uma forma de arte que não se escuda na segurança de um estilo determinado e que, como tal, torna-se mais efectiva. Detentor de um fraseado pianístico particular, o pianista tem criado uma música improvisada, integrando elementos electrónicos e combinações de texturas, com soluções harmónicas e variações melódicas surpreendentes. A partir de meados dos anos oitenta, foi consolidando o seu estilo e definindo uma linguagem única, apoiada no reforço de excelentes e igualmente criativos músicos: o contrabaixista Dan Berglund e o baterista Magnus Öström.

E.S.T. é um trio de jazz, de piano-contrabaixo-bateria, muitas vezes considerado uma banda de música pop, que sabe exprimir-se através da linguagem do jazz moderno, numa filosofia que se distancia da tradição jazzística do "lider + músicos acompanhadores", favorecendo a participação de igual forma entre os seus componentes, num projecto colectivo onde todos podem improvisar e todos podem compor. O E.S.T. realiza concertos tanto em espaços fundamentalmente dedicados ao jazz como em salas geralmente reservadas às bandas rock, fazendo com frequência uso de efeitos de luz, máquinas de fumo e outras características dos espectáculos de diferentes linguagens musicais.

A música deste trio, os seus discos, encontram-se muitas vezes referidos nas tabelas de vendas da pop e os correspondentes vídeos são igualmente passados em programas de televisão como a MTV. Com uma sonoridade fora do vulgar, o E.S.T. sabe bem como combinar o jazz com a drum 'n' bass, com elementos electrónicos, com ritmos funk, com estruturas pop e rock, para além de receber influências da música clássica europeia. Tudo isto tem conduzido, desde 1993, à formação de um alargado público, quer na Europa quer nos EUA, na Coreia e no Japão.

A crítica e o público concordam: o E.S.T. é, definitivamente, um dos grupos de jazz mais inovadores dos dias de hoje.

[Texto da produção]


E.S.T. Esbjörn Svensson Trio

22 JULHO 2007, DOMINGO,Grande Auditório

21H00

Bilhetes entre 5 Euros e 15 Euros

3 Comments:

At terça jul 03, 10:01:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

Inovadores!!!???

 
At quarta jul 04, 07:55:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

nem sabes como nem porquê segues os padrões !!! ??? ...

ahahahahhahahahhahahha : )

ass.O nOtAs LoNgAs(A.K.A.No Friends A.K.A.Comprei um todo o terreno,para não compensar o que tenho)

 
At quarta jul 04, 08:21:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

vou comprar o passe ,deixar-me conduzir... escolher apenas a direção!!!???...

A.N.T.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger