OJM consagrada na pátria do Jazz
A Orquestra de Jazz de Matosinhos conseguiu uma autêntica lança em África, tornando-se na primeira formação portuguesa a actuar no prestigiado Carnegie Hall de Nova Iorque, em concerto realizado no passado dia 25 de Junho, integrado no JVC Jazz Festival New York.
A presença da OJM enquadrou-se na festa do 80º aniversário do saxofonista Lee Konitz, músico que nos últimos anos tem vindo a colaborar com a orquestra de Matosinhos, tendo gravado com ela, em 2006, o CD Portology.
A parceria da OJM com Konitz e Ohad Talmor insere-se na política de encomendas de obras originais e inéditas a compositores nacionais e estrangeiros. Inspirado por esta colaboração, Konitz compôs novos temas e revisitou outros escritos na década de 50, proporcionando assim uma viagem de 50 anos de Jazz.
JNPDI! deixa aqui os mais francos parabéns a todos os músicos da OJM, especialmente aos seus mentores: Carlos Azevedo e Pedro Guedes. Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a OJM é o exemplo do que devia ser a aposta das autarquias no Jazz, pois vai para além de concertos pontuais, ajudando a formar novos músicos (não esquecer igualmente os programas desenvolvidos com as escolas) e a levar ao estrangeiro o nome do país.
A Orquestra de Jazz de Matosinhos conseguiu uma autêntica lança em África, tornando-se na primeira formação portuguesa a actuar no prestigiado Carnegie Hall de Nova Iorque, em concerto realizado no passado dia 25 de Junho, integrado no JVC Jazz Festival New York.
A presença da OJM enquadrou-se na festa do 80º aniversário do saxofonista Lee Konitz, músico que nos últimos anos tem vindo a colaborar com a orquestra de Matosinhos, tendo gravado com ela, em 2006, o CD Portology.
A parceria da OJM com Konitz e Ohad Talmor insere-se na política de encomendas de obras originais e inéditas a compositores nacionais e estrangeiros. Inspirado por esta colaboração, Konitz compôs novos temas e revisitou outros escritos na década de 50, proporcionando assim uma viagem de 50 anos de Jazz.
JNPDI! deixa aqui os mais francos parabéns a todos os músicos da OJM, especialmente aos seus mentores: Carlos Azevedo e Pedro Guedes. Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a OJM é o exemplo do que devia ser a aposta das autarquias no Jazz, pois vai para além de concertos pontuais, ajudando a formar novos músicos (não esquecer igualmente os programas desenvolvidos com as escolas) e a levar ao estrangeiro o nome do país.
4 Comments:
Endereço também os meus parabéns.
Aos mentores, à orquestra, aos músicos, e também à Câmara de Matosinhos - ressaltando o último parágrafo do post - a formação de músicos!
Sem dúvida, um grande exemplo a seguir por outras autarquias.
Haverá em Portugal algum estudioso (Sociólogo, Antropólogo, por ex.) que pesquise a importância da música no desenvolvimento psicológico e comportamental de crianças e jovens ?
Quantos jovens, de meios desfavorecidos, não chegariam sequer a trilhar os caminhos da delinquência, se tivessem aprendido música ?
Sem dúvida, Odete. E se fizéssemos, de facto, sociologia comparada? O que se passa nesta área aqui ao lado, em Espanha, para não ir mais longe? E, já agora, em França? E nos demais países da Europa? Assim que tenha tempo, irei pesquisar. Felicito igualmente a orquestra de Matosinhos.
Oi JNPDI, tudo bom?
Quero convidá-la a conhecer o meu Blog co conteúdo de Jazz. No Blog você irá encontrar cds para baixar, artigos, variedades e muito mais.
http://jazzmanmp3.blogspot.com/
msn: mpbcaetanoveloso@hotmail.com
Abraços
JazzMan!
...bOa MaLhA!!!
"canalha" das sopas(a.k.a.ri_SOL)
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