2 de abril de 2007

O ano de Mingus no Cascais Jazz

mingus-1.jpg

Saíu recentemente o 6.º volume da colecção JAZZ em DVD, a que JNPDI! se associou: Charles Mingus - Live at Montreux (1975).

Este DVD apresenta o contrabaixista e genial criador que foi Charles Mingus, quatro anos depois do seu disco de referência Let My Children Hear Music, e com o quinteto que havia formado apenas um ano antes deste concerto, em 1974, composto por Dannie Richmond (bateria), Jack Walrath, Don Pullen (piano) e George Adams.

É este grupo que interpreta "Devil blues", "Free Cell Block F, 'This Nazi USA"; "Sue's Changes" e, com a presença de Gerry Mullgian e Benny Bailey, "Goodbye Pork Pie Hat" (composto em homenagem a Lester Young) e "Take the A Train".

Este é, diga-se, um documento importante, pois não só a qualidade musical e vídeo é de bom nível, como o contrabaixista sairia de cena não muitos anos volvidos sobre este espectáculo em Montreux, já que em 1978 o seu estado de saúde impedia-o praticamente de tocar.

Outra curiosidade histórica é que este mesmo grupo, mas sem o pianista, tocaria em Portugal neste mesmo ano de 1975, no Cascais Jazz, o que permite reviver esse festival mítico. Aliás, desse episódio dá nota Villas-Boas no livro que acabamos de publicar, em entrevista a Carlos Vaz Marques a propósito de Charles Mingus.

Este DVD está disponível nos quiosques e papelarias, contudo não é de fácil acesso, pois como já anteriormente explicámos a colecção foi pensada para assinantes, sendo limitado o número de exemplares enviado para distribuição avulsa ao público.

Para assinar a colecção ou obter mais informação basta clickar no banner no topo de JNPDI!


Site Meter Powered by Blogger