30 de março de 2007

Mundo do Jazz na Gulbenkian

Imagem3.jpg

JNPDI! vai assistir hoje ao espectáculo No Mundo do Jazz, a decorrer de 26 a 31 de Março na Fundação Calouste Gulbenkian.

Com direcção musical de Filipe Melo e a participação de Marta Hugon e Bernardo Moreira, este é um espectáculo dirigido a crianças e jovens, dos 5 aos 13 anos de idade e que visa essencialmente dar a conhecer o mundo do jazz, pois claro!

O argumento gira em torno de cinco músicos imaginários e permite conhecer as particularidades e grandes temas do jazz, evocando a música de Duke Ellington, Cole Porter, George Gershwin, Thelonious Monk, John Coltrane, Miles Davis, entre outros.

Reza assim a história:

Cinco amigos, um bar na cidade de Chicago.

Todos eles se encontram no seu bar favorito a fazer grandes planos para o futuro. Acabaram de chegar à cidade e não sabem o que fazer para ganhar a vida. Depois de muitas indecisões e confusões, e como a única coisa que verdadeiramente sabem fazer é música, acabam por criar uma banda, que tornará o bar famoso pelas suas fantásticas actuações, contagiando de uma forma irresistível todo o público que aí se dirige para os ver a actuar.

Estes cinco amigos tiveram percursos e aprendizagens muito diversas, mas têm todos uma paixão comum - o jazz! Quais as origens do jazz? Como é que o jazz funciona? Grandes compositores eruditos foram, ao longo do século XX, de uma forma mais ou menos decisiva influenciados pelo jazz, criando pontes entre estes dois mundos, como Ravel e Stravinsky, ou George Gershwin e Bernstein. Na verdade com o correr dos tempos e com a sua evolução natural, o jazz e a música erudita, entrecruzam-se cada vez mais e influenciam-se mutuamente.


Site Meter Powered by Blogger