1 de março de 2007

Villas-Boas homenageado no S. Luiz

130060031240x1809.jpg

No próximo dia 26 de Março, pelas 22h00, o São Luiz Teatro Municipal e o Hot Clube de Portugal prestam homenagem a Luís Villas-Boas (1924/1999), referência máxima do Jazz em Portugal e que neste mesmo dia completaria 83 anos.

Neste evento será lançado publicamente o livro O Jazz Segundo Villas-Boas – da autoria de João Moreira dos Santos, com prefácio e apresentação do Professor José-Augusto França e posfácio de George Wein (fundador do Newport Jazz Festival).

Esta é a primeira obra dedicada àquele que é considerado o "pai do Jazz" em Portugal e que durante mais de quatro décadas liderou uma verdadeira cruzada em prol deste género musical, tendo sido simultaneamente autor do programa radiofónico Hot Club (1945/1969) e de vários artigos pioneiros para a imprensa (1946/1985), fundador do Hot Clube de Portugal (1950/…), impulsionador de programas televisivos, produtor discográfico, promotor de espectáculos (desde Sidney Bechet a Oscar Peterson, passando por Count Basie, Quincy Jones, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald e Duke Ellington) e organizador do Cascais Jazz (1971/1988) e de outros festivais igualmente importantes, nomeadamente em Lisboa, Espinho, Figueira da Foz e Algarve.

E como de música se trata... três gerações de músicos de Jazz (incluindo músicos que participaram na primeira jam-session em Portugal, em Novembro de 1945!) e não só juntam-se em palco para, em jeito de jam-session, oferecer o seu talento artístico a Luís Villas-Boas, o Amigo, e para alguns o Homem de quem receberam o primeiro grande palco na sua carreira e os primeiros incentivos.

No Jardim de Inverno do S. Luiz Teatro Municipal cantam e tocam para Villas-Boas, entre muitos outros, António José Barros Veloso, Bernardo Moreira (pai e filho), Carlos Martins, Carlos Menezes, Carlos Mendes, Fernando Freitas da Silva, Fernando Tordo, Filipe Melo (vencedor do primeiro prémio Villas-Boas, instituído pela Câmara Municipal de Cascais), Gualdino Barros, João Braga, João Moreira, Laurent Filipe, Maria Viana, Mário Laginha, Pedro Moreira, Rão Kyao, Rui Veloso, assim como todos os músicos da Orquestra do Hot Clube de Portugal.

E como alguns dos nossos críticos e produtores de jazz também tocam e cantam, sobem ainda ao palco Manuel Jorge Veloso e Paulo Gil, assim como um combo de finalistas da... Escola de Jazz Luís Villas-Boas/Hot Clube de Portugal.

Uma grande festa do Jazz, portanto, no próximo dia 26 de Março.


Site Meter Powered by Blogger