28 de fevereiro de 2007

As terças do Dr. Jazz no Hot Clube

Dscn0590.jpg

São já uma instituição as célebres terças-feiras de jazz no Hot Clube, em Lisboa, dia em que TóZé Veloso, baptizado por Villas-Boas de Dr. Jazz (Dr. por parte da profissão de médico e Jazz por parte da sua devoção e talento para esta arte musical), toca com os músicos da mais nova geração, a maioria deles ainda em plenos estudos musicais.

JNPDI! passou por lá ontem, como aliás sucede noutras terças-feiras, e se realmente o Jazz é o "som da surpresa" neste dia tal epíteto cumpre-se por completo. Nada está combinado. Primeiro começa o piano e das mãos do Dr. Jazz saem as notas que dão corpo aos standards e originais, que podem ser a bela balada "Beatrice" ou o famoso "misty", por exemplo. Depois, outros músicos vão chegando. Primeiro junta-se o contrabaixo... depois chega um baterista e eis que de súbito já está montado um trio e se ouve "My one and only love". Com a entrada em cena do saxofonista-tenor César Cardoso (finalista da escola de jazz Luís Villas-Boas e membro do grupo de Dixieland Desbundixie) o agora quarteto ataca "All the Things You are" e passa depois por um excelente "Recorda-me". Soa bem este saxofone que tão bem entra na harmonia dos temas. Falaremos aqui dele em breve.

Depois do intervalo acontece (na RTP já era...) a maior surpresa quando Filipe Melo se instala à bateria, ele que vem munido de vários utensílios para a percussão. Está formado um novo trio que logo passa a quarteto quando uma jovem decide mostrar os seus dons em "All of Me" e "Someday my Prince Will Come". No primeiro tema o Dr. Jazz chama ao palco Paulo Gil (lembram-se dele a apresentar na RTP o «Som da surpresa»?) para um scat. É mais uma surpresa e finalmente pudemos ouvir o tão famoso dom vocal deste Senhor do Jazz que, sendo também um Senhor da comunicação, só podia mesmo proporcionar um excelente momento, para mais de contagiante alegria.

Por falar em alegria temos de apontar agora os holofotes ao jovem (18 anos!) que se senta à bateria: Pedro Segundo. Se quisermos pensar em alguém que toca com 100% de prazer à flor da pele então este é o nome a reter. Mr Smile, como desde já lhe podemos chamar, percute, e muito bem, com um sorriso infinito e vive cada momento de interação musical. Músico de formação clássica revela-se um baterista de Jazz nato e um caso sério de talento, o que lhe valeu rasgados aplausos e incitação por parte de Paulo Gil e TóZé Veloso. Isto, sim, é Jazz, alegria em palco, público que participa, pede temas, incita, agradece, incentiva... participa, uma geração anterior que humildemente reconhece o talento na que lhe sucede.

São assim as terças-feiras do Dr. Jazz no Hot Clube de Portugal; tudo pode acontecer.

Porém, talvez o mais importante deste evento seja mesmo a possibilidade de partilha entre gerações e a passagem de testemunho, à nova geração, da aprendizagem acumulada por quem esteve praticamente no início do Jazz em Portugal.

1 Comments:

At quarta fev. 28, 02:30:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

...é este tipo de artigo que aqui o anacleto gosta. : ) Falar dos MUSICOS e do seu trabalho.Já não vou a uma jam do hot há muito tempo,tenho que lá passar...
Lindo era ,também,poder-mos ver/ouvir excertos das jams(aproveitando o youtube ou outra via).era demais.

Anacleto Bonifácio (A.K.A. GALÃO DE MÁQUINA)

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger