23 de fevereiro de 2007

"Tudo" sobre Miles Davis em Portugal

d5be720c.jpeg

A revista Blitz, que chega hoje às bancas, publica um artigo meu sobre os quatro concertos que Miles Davis deu em Portugal, entre 1971 (Cascais Jazz) e 1991 (Coliseu de Lisboa e Coliseu do Porto), ano que marcou a sua última actuação entre nós e, sobretudo, o fim da sua vida.

São oito páginas de um trabalho inédito que resultou da consulta de dezenas de artigos publicados pela imprensa da época (obrigado António Curvelo, Manuel Jorge Veloso, Maria João Lourenço e Raúl Vaz Bernardo), de uma detalhada entrevista ao produtor dos concertos mais recentes, em 1989 e 1991 (obrigado, Rui Neves!), e de pesquisa fotográfica e iconográfica, como bilhetes dos concertos e autógrafos (obrigado Rui Veloso e José Manuel!).

milesblitz.jpg

Mas para não falar em causa própria, aqui deixo o texto promocional da autoria da redacção desta revista:

Quem não idolatra Miles Davis – ou, pelo menos, alguma fase da sua carreira – deveria certamente rever os discos que guarda em casa.

Mas não são os discos do mais genial trompetista da história do jazz que ocuparam o nosso colaborador João Moreira dos Santos durante esta edição. O autor do blog Jazz no País do Improviso! passou a pente fino as quatro ocasiões em que Miles Davis actuou em território nacional. Os temas que tocou, os músicos que o acompanharam, as exigências e os encontros imediatos são relatados com rigor e cuidado.

E o que é que o Rui Veloso tem a ver com isto?


Site Meter Powered by Blogger