Jason Moran e Bandwagon no CBB
É já no próximo dia 6 de Março, terça-feira, que Jason Moran, um dos mais prestigiados pianistas da actualidade, actua no Centro Cultural de Belém com o seu conjunto The Bandwagon, composto por Tarus Mateen (baixo) e Nasheet Waits (bateria).
Jason Moran nasceu em Houston e vive actualmente em Nova Iorque. O seu estilo impressionista e intimista é visível nas actuações com o seu trio, The Bandwagon, e no seu trabalho com músicos contemporâneos como Cassandra Wilson, Steve Coleman, Greg Osby e Stefon Harris. Como líder do grupo The Bandwagon e como solista, recebeu elogios dos principais críticos de música pelas suas actuações nos mais importantes clubes e festivais de jazz de todo o mundo. O Washington Post considerou The Bandwagon como o grupo composto pelos "três melhores músicos de jazz da geração dos sub 35", enquanto The New York Times afirmou que Moran "provou ser um conceptualista hábil, encontrando inspiração no ritmo e na tonalidade da linguagem falada em cinema, jazz, pop, e hip-hop".
Desde o seu fulgurante aparecimento na cena musical, no final dos anos noventa, tornou-se um artista de culto no panorama do jazz moderno. Em praticamente todas as categorias de referência – improvisação, composição, conceito de grupo, repertório, técnica e experimentação tecnológica – Moran e a sua banda, The Bandwagon (composta pelo baixista Tarus Mateen, pelo baterista Nasheet Waits e pelo recente guitarrista Marvin Sewell) têm vindo a desafiar constantemente os cânones do jazz.
Em 2005, Moran foi considerado pela revista Playboy o Artista de Jazz do Ano. Recentemente estreou a sua última peça, RAIN, no Jazz at Lincoln Center. Actualmente colabora com o artista de vídeo-performance, Joan Jonas em The Shape, Scent, Fell of Things, a serem apresentados no Dia Beacon em Outubro deste ano.
Em palco no CCB estarão a seu lado Tarus Mateen e Nasheet Waits.
Mateen nasceu na Califórnia e começou a sua carreira profissional aos doze anos. Ainda muito novo instala-se em Atlanta, Geórgia, onde obtém uma graduação em música no Morehouse College. Começa, então a trabalhar nos clubes locais como baixista, abrangendo uma grande variedade de estilos. Em 1987 é convidado para actuar com as estrelas de reggae, Sly & Robbie, mas a sua carreira só se consolida após instalar-se em Nova Iorque, no final de 1988, onde durante ano e meio é baixista de Betty Carter. Desde, então, a carreira de Tarus está preenchida de sucessos, colaborando em diversos projectos de enorme reconhecimento da cena internacional.
Waits nasceu em Nova Iorque, tendo tido como o grande impulsionador da sua carreira o pai, o legendário Frederick Waits. A educação musical de Nasheet começou em Morehouse, Atlanta, onde também se formou em psicologia e história. Decidido a enveredar por uma carreira musical, continuou os estudos na Long Island University, em Nova Iorque, onde se graduou com distinção em Artes e Música. Paralelamente a esta graduação recebe aulas particulares do percussionista Michael Roach. O talento de Waits ganha notoriedade após uma intensa colaboração com Antonio Harts, a qual se mantém até 1998.Mais recentemente tem integrado as várias bandas de Andrews Hill, do trio de Fred Herch e da Bandwagon de Jason Moran.
JNPDI! acompanha com expectativa este concerto e dará brevemente mais informação sobre Jason Moran. Até lá, deixamos aqui algumas notas críticas sobre este pianista.
The Village Voice
“Não há ninguém que se compare a Moran no trabalho. As suas improvisações são dinâmicas, eruptivas, com o teclado entre as mãos”
The New York Times
“Quando Jason Moran actua com o seu trio, Bandwagon, envolve-se num ritual tal, que desafia qualquer uma das mais independentes personalidades que trabalham no jazz actualmente”.
É já no próximo dia 6 de Março, terça-feira, que Jason Moran, um dos mais prestigiados pianistas da actualidade, actua no Centro Cultural de Belém com o seu conjunto The Bandwagon, composto por Tarus Mateen (baixo) e Nasheet Waits (bateria).
Jason Moran nasceu em Houston e vive actualmente em Nova Iorque. O seu estilo impressionista e intimista é visível nas actuações com o seu trio, The Bandwagon, e no seu trabalho com músicos contemporâneos como Cassandra Wilson, Steve Coleman, Greg Osby e Stefon Harris. Como líder do grupo The Bandwagon e como solista, recebeu elogios dos principais críticos de música pelas suas actuações nos mais importantes clubes e festivais de jazz de todo o mundo. O Washington Post considerou The Bandwagon como o grupo composto pelos "três melhores músicos de jazz da geração dos sub 35", enquanto The New York Times afirmou que Moran "provou ser um conceptualista hábil, encontrando inspiração no ritmo e na tonalidade da linguagem falada em cinema, jazz, pop, e hip-hop".
Desde o seu fulgurante aparecimento na cena musical, no final dos anos noventa, tornou-se um artista de culto no panorama do jazz moderno. Em praticamente todas as categorias de referência – improvisação, composição, conceito de grupo, repertório, técnica e experimentação tecnológica – Moran e a sua banda, The Bandwagon (composta pelo baixista Tarus Mateen, pelo baterista Nasheet Waits e pelo recente guitarrista Marvin Sewell) têm vindo a desafiar constantemente os cânones do jazz.
Em 2005, Moran foi considerado pela revista Playboy o Artista de Jazz do Ano. Recentemente estreou a sua última peça, RAIN, no Jazz at Lincoln Center. Actualmente colabora com o artista de vídeo-performance, Joan Jonas em The Shape, Scent, Fell of Things, a serem apresentados no Dia Beacon em Outubro deste ano.
Em palco no CCB estarão a seu lado Tarus Mateen e Nasheet Waits.
Mateen nasceu na Califórnia e começou a sua carreira profissional aos doze anos. Ainda muito novo instala-se em Atlanta, Geórgia, onde obtém uma graduação em música no Morehouse College. Começa, então a trabalhar nos clubes locais como baixista, abrangendo uma grande variedade de estilos. Em 1987 é convidado para actuar com as estrelas de reggae, Sly & Robbie, mas a sua carreira só se consolida após instalar-se em Nova Iorque, no final de 1988, onde durante ano e meio é baixista de Betty Carter. Desde, então, a carreira de Tarus está preenchida de sucessos, colaborando em diversos projectos de enorme reconhecimento da cena internacional.
Waits nasceu em Nova Iorque, tendo tido como o grande impulsionador da sua carreira o pai, o legendário Frederick Waits. A educação musical de Nasheet começou em Morehouse, Atlanta, onde também se formou em psicologia e história. Decidido a enveredar por uma carreira musical, continuou os estudos na Long Island University, em Nova Iorque, onde se graduou com distinção em Artes e Música. Paralelamente a esta graduação recebe aulas particulares do percussionista Michael Roach. O talento de Waits ganha notoriedade após uma intensa colaboração com Antonio Harts, a qual se mantém até 1998.Mais recentemente tem integrado as várias bandas de Andrews Hill, do trio de Fred Herch e da Bandwagon de Jason Moran.
JNPDI! acompanha com expectativa este concerto e dará brevemente mais informação sobre Jason Moran. Até lá, deixamos aqui algumas notas críticas sobre este pianista.
The Village Voice
“Não há ninguém que se compare a Moran no trabalho. As suas improvisações são dinâmicas, eruptivas, com o teclado entre as mãos”
The New York Times
“Quando Jason Moran actua com o seu trio, Bandwagon, envolve-se num ritual tal, que desafia qualquer uma das mais independentes personalidades que trabalham no jazz actualmente”.
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