4 de julho de 2006

Entrevista de Benny Lackner ao site AAJ

lacknerhot.jpg

Acaba de ser publicada no site norte-americano www.allaboutjazz.com a entrevista que realizámos ao pianista Benny Lackner, quando da sua actuação no Hot Club de Portugal, em Abril deste ano.

É como muito orgulho que vimos colaborando com esta verdadeira casa do jazz na internet, talvez a mais visitada e mais respeitada. Cada uma das entrevistas que já aí publicámos foi lida por centenas de pessoas (2200 no texto sobre Houston Person e cerca de 1500 no de Ben Allison), algo impensável à escala nacional, e nem sequer se referem a nomes maiores deste género musical...

Virá o dia, assim o esperamos, que aí publicaremos entrevistas com músicos portugueses, contribuindo para a sua internacionalização. Essa é, confessadamente, uma das nossas ambições. O jazz made in Portugal tem qualidade e pode e deve ser conhecido lá fora.

lackner1.jpg

Por outro lado, com esta entrevista ganha também visibilidade o Hot Club de Portugal, espaço privilegiado de audição do jazz em Portugal, para o que muito nos apraz contribuir. Com efeito, fizemos acompanhar este texto de uma foto de Benny Lackner no Hot e também fizemos questão de o contextualizar no âmbito da sua actuação neste espaço.

Sobre o site www.allaboutjazz.com importa ainda referir que talvez um dos seus pontos fortes e uma das razões do seu sucesso seja - para além da rede de colaboradores que conseguiu reunir em vários partes do mundo - o rigor com que é realizado e o esforço de organização e padronização.

Com efeito, este site possui mesmo um pequeno livro de estilo que assegura que todos os textos apresentam as mesmas características na exposição do conteúdo (por exemplo, a forma como se ecreve o título dos CDs e dos temas, etc) e a mesma formatação, o que mantém um linha gráfica e editorial coerentes, evitando que o leitor seja confrontado com "diferentes" linguagens. Assim se eliminam também os vícios próprios de cada colaborador (o que é importante se se considerar que eles provêm de todos os cantos do mundo) e se constrói um projecto informativo que se pauta pela qualidade e pelo rigor.

Neste livro de estilo cada colaborador é convidado a reflectir sobre a audiência a quem se dirige ("antes mesmo de escrever no teclado, pense em quem vai ler o que vai escrever"), a mensagem que pretende transmitir, a fundamentação/prova do que afirma e a respeitar os códigos da linguagem jornalística, nomeadamente pela utilização de um lead (parágrafo inicial do texto informativo) que capte a atenção dos leitores.

Resumindo, este projecto foi pensado a partir do leitor, isto é, de fora para dentro e não de dentro para fora, o que faz toda a diferença.

Eu que já trabalhei para algumas publicações portuguesas posso assegurar que nunca "cheirei" sequer um livro de estilo, embora eles existam por aí, como sucede no jornal Público.

Faz toda a diferença... ou, como alguém disse, o sucesso não é um acaso, é uma consequência.

1 Comments:

At quinta jul. 06, 10:55:00 da manhã 2006, Anonymous Anónimo said...

Muitos parabéns. Só falta captar o interesse do Mezzo pelo Jazz "made in" Portugal.
Há tempos vi naquele canal a divulgação de um Festival de Jazz na Turquia...
Quanto ao Cascais Jazz, no belíssimo cenário natural do Parque de Palmela, nada!

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger