25 de junho de 2006

Cool Jazz Fest com Diana Krall

header69_02.jpg

Acaba de ser anunciada a programação do Cool Jazz Fest, festival que se realiza em Cascais, Oeiras e Mafra entre 17 e 27 de Julho.

Este ano a grande atracção é Diana Krall (que se desloca a Portugal pela enésima vez...) e também Gal Costa (idem idem).

Aqui fica o programa completo:

Oeiras - Jardim do Marquês de Pombal

17 Julho: Kanye West
18 Julho: Diana Krall

Mafra - Jardim do Cerco

22 Julho: Gal Costa

Cascais - Cidadela

26 Julho: KTU - Kimmo Pohjonen
27 Julho: Ive Mendes

2 Comments:

At domingo jun. 25, 02:44:00 da tarde 2006, Anonymous Anónimo said...

Pela "enésima" vez:
no comments.

 
At sexta ago. 01, 09:32:00 da manhã 2008, Blogger Afonso Tavares said...

Lamentável.
Performance mediana dela, muito boa dos músicos. Lamentável a da produção do espectáculo.

O Cool Jazz Fest começou por ser algo intimista que se compadece com os artistas em cartaz. Nas últimas edições transformou-se num mega-evento que já não cabe na bela envolvência onde se insere.
Nesta sessão a minha surpresa ao deparar-me com o caos pleno quando cheguei às redondezas do festival e não havia um local para estacionar. Os parques reservados para o evento tinham seguranças à entrada, orgulhosamente fazendo que não e que seguisse caminho...
Após umas voltas pelas intrincadas ruas que rodeiam o jardim do marquês, estacionei em frente a uma garagem privada - desculpe-me o dono da moradia, que espero que faça parte da organização do CJF.

Quanto ao recinto era, como anunciado na promoção do espectáculo, notável. Para mim foi mesmo o melhor do concerto.
No entanto toda a área do jardim do marquês onde fosse possível colocar uma cadeira estava ocupada. De facto a primeira questão que se me pôs foi: onde conseguiram arranjar tantas cadeiras ???
Não imagino qual a área do recinto, mas é muito ampla. Nem em concertos de massas, em estádios, fiquei tão longe do palco. A senhora parecia um ponto ao longe. Sei que não paguei um dos bilhetes mais caros mas o concerto que vi não valeu nem metade dos 30EUR que custou o meu ingresso. As cadeiras de pau fizeram o serviço de ainda hoje me doerem as costas. O espaço completamente plano impedia que toda a gente nos "milhares" de filas depois da décima tivessem que ver os écrãs e palco por entre as cabeças dos senhores das filas da frente. Cheguei a ouvir: "Desculpe, importa-se de não mexer a cabeça? Assim não vejo nada ! ".
Outra nota relativa ao recinto é a dos serviços. De duas tendas da super bock que lá colocaram, uma não tinha cerveja (por avaria do equipamento) a outra não tinha água, ambas tinham whisky :) e nenhuma tinha comida. O que não deu jeito a quem por causa do acesso não teve tempo para comer uma sandes.

Finalmente o show.
Alinhamento de músicas nada notável. A performance da sra Costello mediana. Disse diversas vezes que gostava muito do nosso país e que os filhos estavam no hotel a comer "sardines". Gostamos muito quando estes convidados apreciam a nossa caótica república das bananas...A tour segue por espanha, os filhotes ficarão no hotel a comer paella ??

A produção enquanto som e imagem foi péssima.
Não há muito a dizer. O som parecia saído de dentro de uma lata. É a única semelhança.
O realizador de imagem, se o havia, um desastre. Digamos que 99% do tempo mostrou a cara da artista, e de vez em quando as mãos. Nada articulado com os momentos adequados.
Quanto aos coitados dos músicos que disputaram o restante 1% do tempo de imagem - coitados nós! que pagámos e não os vimos tocar - quando ambos faziam excelentes momentos de solo o realizador focava... a Diana Krall! Pontualmente durante escassos segundos fazia um plano da cara do músico, mas de imediato voltava a mostrar a cantora que aguardava que o solista terminasse.
O baterista muitas vezes nem teve essa sorte. Nunca se viu o jogo instrumental deste músico. Excelentes momentos passavam completamente ao lado da realização.
Foi sem dúvida o pior factor do espectáculo.

Por fim a nota positiva.
Adorei os senhores que a acompanhavam: baixista e baterista que não recordo o nome. Realmente fizeram valer a pena assistir ao concerto.
Ouvi-os.... com péssima qualidade... mas não os consegui ver tocar.

A. Tavares

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger