8 de fevereiro de 2006

If faut aller voir Dee Dee

gallery_2.jpg

Como já aqui revelámos em primeira-mão, Dee Dee Bridgewater tem concerto marcado para 24 de Fevereiro, às 21h, no Centro Cultural de Belém.

Para nós, Dee Dee é sem dúvida uma das melhores (para não dizer a melhor) herdeiras do verdadeiro espírito da voz em jazz, só comparada presentemente a uma Dianne Reeves e a um restrito grupo de demais cantoras. Quem assim também pensa é a revista JazzTimes quando afirma sobre Bridgewater:

"Among the few contemporary jazz singers with the sass and style to rival Fitzgerald, Vaughn or McRae. Full of surprises".

Acresce que Lisboa não tem de há cerca de 10 anos oportunidade de a ver e ouvir ao vivo, o que, tudo junto, já são duas boas razões para não perder este concerto.

E o que vem cantar Dee Dee?

O concerto é basicamente composto em torno do seu mais recente CD, em que a cantora presta homenagem aos grandes nomes da música francesa, na língua de Molière.

B000AE8FT4.01._SCLZZZZZZZ_.jpg

A ligação à língua francesa é fácil de entender se pensarmos que foi em Paris que Dee Dee viveu cerca de 18 anos, cidade que a acolheu como fizera nos anos 20 em relação a outra grande cantora negra e norte-americana: Josephine Baker.

Iniciado nos anos 90 e trabalhado durante 10 anos, enquanto Dee Dee vivia em Paris, o CD ?J'ai Deux Amours? envolve nomes como Josephine Baker (o título deriva precisamente de uma música desta lendária cantora e ícon da feminilidade negra americana, que costumava cantar "j?ai deux amours, mon pays et Paris"), Charles Trenet, Edith Piaf, Sacha Distel , Leo Ferré, Jacques Brel, Gilbert Becaud, entre outros.

Em breve daremos aqui mais notícias sobre este concerto.


Site Meter Powered by Blogger