4 de janeiro de 2006

Jazz na Culturgest

aldo_romano.jpg

O Jazz volta à Culturgest já a partir de Fevereiro, com a actuação do trio de Aldo Romano. É no dia 4 que Romano (bateria), Danilo Rea (piano) e Remi Vignolo (contrabaixo) apresentam, em parte, a música do seu mais recente CD: Threesome.

lee_konitz.jpg

A 10 de Março regressa a Portugal o saxofonista-alto Lee Konitz, lenda do Cool Jazz. Actua com a Orquestra de Jazz de Matosinhos.

Este concerto tem uma história que vale a pena recordar, aqui contada pelo material promocional disponível no site da Culturgest:

Por ocasião de Porto 2001 a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) encomendou obras a vários compositores portugueses. Pretendendo alargar as encomendas a compositores estrangeiros, dirigiu um convite a Lee Konitz, uma das grandes lendas vivas do Jazz e um dos mais originais saxofonistas alto de sempre. Estudou e gravou com Lennie Tristano, fez parte do Miles Davis Birth Cool Nonet. O convite foi aceite, Lee Konitz compôs todas as peças que integram este concerto, em que participa como solista principal.

Acresce que o material apresentado deverá dar origem a um disco, sem dúvida um marco importante na história do jazz em Portugal e que vem continuar o pioneirismo da Big Band do Hot Clube de Portugal, que em 1992/93 gravou com Eddie Henderson, Benny Golson, Curtis Fuller, Perico Sambeat e Greg Bandy.


Site Meter Powered by Blogger