Masterclass no Hot Clube
[Foto de João Moreira dos Santos - Nov. 2005]
O guitarrista André Fernandes e os músicos que integram o seu quinteto protagonizaram hoje uma master class, ou seja, um concerto comentado, na Escola de Jazz Luís Villas-Boas, no Hot Clube de Portugal.
A aula consistiu na interpretação de temas do repertório deste combo, seguidamente comentados por André Fernandes.
[Foto de João Moreira dos Santos - Nov. 2005]
Foi bom ouvir este grupo e, sobretudo, a guitarra de André Fernandes, um músico de notável riqueza melódica e técnica. Com ele estiveram em "palco" Matt Renzi (sax-tenor, clarinete), Pete Rende (piano), Matt Pavolka (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria).
[Foto de João Moreira dos Santos - Nov. 2005]
[Foto de João Moreira dos Santos - Nov. 2005]
Num país em que raramente este tipo de iniciativas consegue reunir público, aqui ele esteve bem presente, sendo maioritariamente (senão exclusivamente) composto por alunos da escola de jazz do Hot Clube.
[Foto de João Moreira dos Santos - Nov. 2005]
É verdade que os alunos desta masterclass não se mostraram muito participativos, o que é normal entre portugueses, povo tipicamente fechado, mas era contudo notório o interesse com que a aula era acompanhada, com cada participante a poder acompanhar os temas através das respectivas pautas, previamente disponibilizadas.
[Foto de João Moreira dos Santos - Nov. 2005]
De referir que esta sessão decorreu na sala Jean-Pierre Gebler, saxofonista belga que desempenhou importante papel no desenvolvimento do jazz em Portugal, nos anos 60, ao integrar o quinteto do Hot Club de Portugal e partilhar com os seus membros a respectiva experiência. Com este mesmo grupo tocou, em 1963, no festival internacional de jazz de Comblain-la-Tour, na Bélgica.
[Foto de João Moreira dos Santos - Nov. 2005]
[Foto de João Moreira dos Santos - Nov. 2005]
5 Comments:
Ainda bem que existem iniciativas destas. Transmitir conhecimentos é sempre uma atitude louvável.
Aproveito para dar conhecimento de um site da rádio suiça, que para quem gosta de navegar na internet ao som de música, dá bom jazz.
www.radioswissjazz.ch
Ainda que leigo na matéria, pareceu-me uma excelente iniciativa. Infelizmente aconteceu a horas que não me permitiram comparecer. Espero por futuras oportunidades.
Aproveito a oportunidade para agradecer à rapariga e ao rapaz da primeira fotografia, que gentilmente acederam a deixar-me captar aquele momento Kodak.
Se passarem por aqui pelo blog façam o favor de comunicar e deixar o vosso testemunho sobre o workshop e, já agora, JNPDI!
Digam-nos como correm as aulas no Hot, que instrumento tocam, que músicos admiram...
ola..eu sou o rapaz da primeira foto =)
parabéns pelo blog!!
quanto a masterclass..infelizmente só consegui quase no fim. gostava d ter conseguido aproveitar mais do programa.fica para uma proxima (esperamos mesmo q se repita este programa).
Respondendo às outras perguntas.. as aulas do Hot estão a correr lindamente. o Filipe Melo é o professor de piano mais porreiro do planeta =) (fica a homenagem..)
a rapariga da foto.. é a marta mira, cantora. tb está a estudar no hot.
bem.. ja falei mt
obrigado pelo grande plano.
e continua com o bom trabalho no blog!
Grande Daniel!
Obrigado pelo feedbak. Realmente é um privilégio ter o Filipe Melo como professor. É do melhor como músico e como pessoa.
E lançou agora um disco que se recomenda vivamente!
Keep on swingin'
Depois queremos saber quem são as tuas referências no piano, ok?
Enviar um comentário
<< Home