14 de novembro de 2005

E Portugal tão longe de Espanha...

logojazzbarcelona2005.jpg

Está a decorrer desde 27 de Outubro o 37.º Festival Internacional de Jazz de Barcelona, evento que se prolonga até ao próximo dia 5 de Dezembro.

E então, perguntam os leitores.

Então... vamos a números para que fiquemos a perceber o fosso que também neste domínio da cultura e do jazz existe entre Portugal e a vizinha Espanha.

Orçamento do Festival: 1,275 milhões de euros! (são tão só cerca de 250 mil contitos)

Elenco: mais de 350 músicos, que actuarão em 41 concertos!

Audiência estimada: 30 000 pessoas

Principais atracções: Phil Woods (concerto de homenagem a Charlie Parker por ocasião dos cinquenta anos da sua morte), Chick Corea, Roy Haynes, Stacey Kent, Dave Douglas, Maria Schneider, Dave Brubeck, Lee Konitz, Brad Mehldau, Michel Camilo.

Mais, o director e fundador da empresa que organiza o festival, Tito Ramoneda, sonha com uma Barcelona "capital mundial do jazz". Certamente não estará só neste sonho, para que ele possa concretizar-se...

De realçar que os bilhetes custam entre 9 e 58 euros, existindo uma política de descontos para jovens e, a partir deste ano, também para a terceira idade.

Em termos de locais o Festival "ocupa", entrwe outros espaços de cultura de Barcelona, nada mais do que:

o moderno Auditori:

HRme16.jpg

O Petit Palau:

petit_02.jpg

petit_03.jpg

E o resto é conversa...

E quem diz que de Espanha nem bom vento nem bom casamento já pode ir mudando de disco...

E quem quer um festival de jazz em Lisboa que se mude...

E quem disse que queria colocar Portugal no top ten do turismo (o que pressupõe invetir em cultura ) já cá não está. Fugiu. Está em Bruxelas e até de nome mudou.

4 Comments:

At terça nov. 15, 09:08:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

Que tristeza João!!!Nem gosto de pensar...Portugal poderia dar lugar a festivais desse porte(tem tudo prá isso)...mas parece que agora é mais importante pensar em Casinos...Ota...TGV...Estádios...

 
At quarta nov. 16, 12:30:00 da manhã 2005, Anonymous Anónimo said...

Pois é, cara Adriana, a cultura não tem sido uma prioridade.

Veja bem como o dinheiro desses 10 estádios que se fizeram e do aeroporto que se pretende fazer podia ser bem empregue na educação das pessoas.

Mas eu percebo porque querem fazer o aeroporto... É para nós, que pensamos e nos pensamos, fugirmos daqui em massa e mais depressa e deixarmos isto para eles!

:)

 
At quarta nov. 16, 02:30:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

Mais do que investir na Cultura (Criar Teatros, Festivais, etc), é preciso investir na cultura dos portugueses, educar as pessoas e ajuda-las a abrir novos horizontes culturais.
O que quero dizer, é que em termos de festivais de Jazz, e de espaços arquitetonicos, Portugal está muito bem, face a sua situação Economica.
O que me Preocupa mesmo, é a falta de participação dos portugueses a essas "Chamadas" Culturais. Á pouco tempo vi um concerto de Filipe Melo, no teatro aveirense, um teatro lindissimo, em que estavam cerca de 30 pessoas. Nem foi preciso amplificação. E posso dizer que houve uma razoavel divulgação do evento.
Portanto temos é que investir nos portugueses.

 
At quarta nov. 16, 07:57:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

Absolutamente de acordo com o comentário anterior. A educação para a cultura tem de ser de base, desde a infância. Os adultos de agora gostam sobretudo de bola e televisão. A chamada caixa mágica é viciante e dirije o gosto das pessoas para a imbecilidade limitando-lhes a capacidade de procurar outras propostas.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger