11 de novembro de 2005

Até logo, Bob

1041.jpg
[fonte: www.bobbrookmeyer.com]

A Bob Brookmeyer New Art Orchestra sobe esta noite ao palco da Culturgest.

Este projecto nasceu na edição de Julho de 1994 do Festival de Música de Schleswig-Holstein, em Lübeck, na Alemanha, quando a organização deste evento desafiou Brookmeyer para formar uma orquestra de jazz.

Bob Brookmeyer é um dos mais importantes compositores de jazz actuais. Também foi um dos mais reputados trombonistas desde que começou a tocar com Stan Getz em 1953. Longos períodos de colaboração com Gerry Mulligan, Jimmy Giuffre e Clark Terry e um papel de "pivot" na Thad Jones/Mel Lewis Band consagraram-no como uma das mais significativas figuras do jazz dos anos 1960.

No final da década de 70 tornou-se director musical da Mel Lewis Jazz Orchestra e começou a fazer digressões pela Europa como director de orquestra e compositor, escrevendo com frequência para orquestras e agrupamentos de câmara. Actualmente é Professor de Composição no Conservatório de New England, Boston, mantém uma intensa e absorvente actividade como compositor e dirigindo a New Art Orchestra (NAO) em numerosos concertos e digressões.

A NAO é formada por 18 músicos de 9 países e as relações que estabeleceram entre si e com Brookmeyer permitiram criar uma notável unidade musical. O facto de a banda ser quase só formada por músicos europeus é visto pelo seu líder como uma grande contribuição para tornar o jazz uma música do mundo.

A Orquestra dedica-se à música de Bob Brookmeyer. É a sua escolha e o resultado tem sido estimulante tanto para Brookmeyer como para o público. Interpreta peças compostas especificamente para ela e também algumas obras resultado do trabalho de Brookmeyer em Colónia e Copenhaga. Esta dedicação é rara em música e permite uma grande coerência interpretativa. Em 1997 a estação alemã de televisão RTL concedeu um prémio de 20 000 marcos alemães à Orquestra.

A NAO apresentou-se com Michael Brecker, Gerry Mulligan e Clark Terry e gravou o seu primeiro CD, New Works (Chalenge Records) em 1997 com Scott Robinson como solista convidado. Esse CD foi premiado como ?Melhor CD de 1999 no Reino Unido? pela Jazz Journal e o Chigago Tribune colocou-o no terceiro lugar da lista dos melhores discos do ano.

O segundo CD, Waltzing With Zoe foi editado em 2002 (Chalenge Records), e o terceiro, Get Wel, Soon, com Till Broenner como solista, foi nomeado para os Grammy de 2005 na categoria de 'Melhor Gravação de Orquestra de Jazz'.

Em Janeiro de 2004 a NAO fez uma digressão pelos EUA e em Junho desse ano pela Áustria e pela Croácia tocando, nomeadamente, no Konzerthaus de Viena.

A New Art Orchestra é considerada actualmente como uma das melhores orquestras de jazz do mundo.

[texto adaptado de www.culturgest.pt]

Direcção, Trombone de Pistões, Compositor e Arranjador Bob Brookmeyer
Saxofones: Marko Lackner, Oliver Eicht, Dick Oatts, Nils Van Haften, Edgar Herzog
Trompetes: Thorsten Benkenstein, Torsten Maass, Sebastian Strempel, Wim Both, Ruud Breuls
Trombones: Dominik Stoeger, Christian Jaksjo, Erik Hainzl, Anders Wiborg
Sintetizador: Hendrik Soll
Piano: Chris Goessens
Contrabaixo: Ingmar Heller
Bateria: John Hollenbeck

1 Comments:

At sábado nov. 12, 02:40:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

Estou muito triste por não ter visto este concerto.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger