900 000 pessoas num festival de jazz!
Sim, nós sabemos que nos EUA é tudo em grande e que há pessoas para tudo e sempre aos milhares.
Aí devem existir pelo menos:
- 50 000 grunhos especializados em cuspir na sopa enquanto fazem o pino...
- 75 000 criaturas capazes de vender a mãe e o pai por 1 milhão de dólares...
- 100 000 almas leitoras de Saramago...
- 150 000 coleccionadores da borboleta XPTO...
Assim se entende, talvez, como quase 1 milhão de pessoas (ou seja, dois milhões de ouvidos...) passou pelo Festival Internacional de Jazz de Detroit deste ano, batendo todos os recordes prévios de afluência!
3 Comments:
Incrível! Impressionante!
PS: Já agora, interessava saber os músicos que por lá actuaram
E é mesmo impressionante. Mas em Detroit (nos arredores de Detroit, a cidade em si foi sendo desabitada ao longo dos anos, acompanhando o crescimento da indústria automóvel americana, que acabou por se instalar na periferia) vivem milhões de pessoas, e uma boa percentagem com um nível de vida que permite a um trabalhador fabril com trabalho certo e algum bom gosto, a assistir aos Jazz que quizer, mais aos baseball e etc. Já estive em Detroit várias vezes em trabalho, e a dimensão de tudo aquilo impressiona: só a zona da Ford ocupa uma área que será como de Lisboa a Setúbal... e não estou a exagerar. É outra escala. Tem coisas boas. Pelos vistos até um grande festival de Jazz. Nunca ouvi Jazz em Detroit: resta-me a consulação de ter ouvido blues em Chicago.
Ouvir Blues em Chicago é um grande privilégio!
:)
Não esquecer que de Detroit veio toda uma escola de grandes pianistas de jazz onde se inclui, por exemplo, Tommy Flanagan.
Já agora, e por falar em Ford, este festival foi até há pouco tempo patrocinado justamente por essa empresa.
Quanto aos músicos que actuaram no festival podemos nomear McCoy Tyner, Dr. John, Blind Boys of Alabama, Dave Brubeck, Marcia Ball, Zawinul Syndicate, Toots Thielemans, the Regal Brass Band, Randy Brecker's Soul Bop Band, Gerald Wilson Big Band.
Mais info em: http://www.detroitjazzfest.com
Enviar um comentário
<< Home