22 de julho de 2005

A idade do jazz-band

3442bffe.bmp

Entre Julho de 1922 e Fevereiro de 1923, António Ferro, que viria nos anos 30 a dirigir o Secretariado da Propaganda Nacional, realizou no Brasil uma série de conferências subordinadas ao modernismo, encontrando no irreverente e original jazz, que então rompia na Europa e no Mundo, o paradigma de uma nova sociedade.

Estas palestras tiveram lugar no Rio de Janeiro, em São Paulo, Santos e em Belo Horizonte e vieram a dar origem ao livro "A idade do jazz-band", editado em Portugal em 1924.

Este livro, que já conhecia de o consultar em bibliotecas, chegou-me agora às mãos através do empenho de Augusto Mayer, que muito tem contribuído para o futuro livro da história do jazz em Portugal.

De resto, António Ferro terá sido, numa das suas deslocações aos EUA, porventura o único português a ver ao vivo Bessie Smith, cuja actuação aliás descreve num bar do Harlem de NYC, ainda que sem nunca mencionar directamente o seu nome.

É meu projecto e sonho que um dia esta e outras peças que venho a reunir possam incorporar um futuro museu do jazz em Portugal, que bem podia ficar instalado em Cascais, dada a proeminência que este Concelho assumiu, através de Luís Villas-Boas e do Cascais Jazz e, posteriormente, de Duarte Mendonça e do Jazz Num Dia de Verão/Estoril Jazz, na divulgação deste género musical no País.


Site Meter Powered by Blogger