De 11 a 15 de Agosto há Jazz em Lagos
Está aí à porta a quarta edição do Lagos Jazz, evento apoiado pela Câmara Municipal de Lagos e pela Faro Capital Nacional da Cultura 2005, e que decorre de 11 a 15 de Agosto.
A organização é do trompetista Hugo Alves, a quem damos a palavra em discurso directo:
Dia 11 de Agosto, pelas 18:00h no Salão Nobre da Câmara Municipal, apresenta-se uma pequena conferência: ?O Jazz Em Portugal: um breve retrato?, por António Branco. O New Orleans andará pelas ruas pouco depois, e já pela noite, no Auditório do Centro Cultural de Lagos, a OJL abre o Festival com o solista convidado Miguel Martins, num repertório que muito abrange a História das Big Bands pelo Séc. XX.
Dia 12 de Agosto, chega a noite do meu Taksi Trio. Devo salientar que este projecto muito deve a várias entidades, mas logo à partida à FCNC2005 que distinguiu e apoiou a própria edição do CD com um Alto Patrocínio. Sobem comigo ao palco: Jorge Moniz (bateria) e Rodrigo Monteiro (contrabaixo).
Dia 13 de Agosto, a primeira noite internacional chega-nos pela mão do pianista Antonio Ciacca. Embora desconhecido em Portugal, está associado a um dos grandes nomes que ainda nos deleita: Benny Golson. Ciacca tem acompanhado regularmente aquele músico nos últimos anos, depois de ter acompanhado Steve Lacy. Apresenta-se em Trio Patrick Boman (contrabaixo) e Owen Hart (bateria). O Jazz mais ?clássico? numa grande estreia em Portugal!
Dia 14 de Agosto, outra estreia no nosso País, desta feita com músicos polacos. Embora longe de nós, a Polónia é um dos países que muitos e bons músicos na área do Jazz tem produzido. Krisztof Wolinski apresenta-nos um quarteto eléctrico, com um repertório de originais, alguma fusão e blues, e com uma instrumentação muito interessante que resulta numa sonoridade muito singular: violino, guitarra eléctrica, baixo eléctrico e bateria. Wolinski tem um percurso longo no Jazz, iniciado em 1978, com vários discos gravados, música escrita para bailado e teatro, aparições com músicos americanos, muito Jazz pela Europa.
Dia 15 de Agosto, a última noite, é já uma ?obrigação? do nosso Festival, chega a hora de os nossos alunos mostrarem o que aprenderam nas workshops a que assistiram. Os docentes estarão presentes e darão a sua orientação e ajuda se necessária, num concerto que tem muito mais importância do que se imagina! Segue-se a entrega de Diplomas por representante da Câmara Municipal de Lagos e professores. e... para o ano cá estaremos, se nos deixarem! A todos, um óptimo Lagos Jazz!
Além dos concertos há ainda um conjunto de workshops com Hugo Alves (coordenação pedagógica, trompete/big band); Guto Lucena (saxofone/combo); Peter Wetherhill (trombone/combo); Krisztof Wollinski (guitarra/combo); Antonio Ciacca (piano/combo);
Rodrigo Monteiro (contrabaixo/combo); Jorge Moniz (bateria/combo).
1 Comments:
Esqueceu-se foi de falar do jazz em Agosto da Gulbenkian, que começa uns dias antes.
Enviar um comentário
<< Home