4 de maio de 2005

Alô, alô RTP!

LOJ_LegendsGroup.jpg
[Da esq.ª para a dta.: Paquito D?Rivera, Jon Hendricks, James Moody, Nancy Wilson, George Wein, Renee Olstead e Ramsey Lewis]

Enquanto as nossas principais estações de televisão ignoram o jazz, nos EUA ele está de volta à rede nacional de televisão, isto após uma ausência de 40 anos.

O canal WTTW11, líder de audiências, com uma média mensal de 4 milhões de telespectadores, inicia a 16 de Junho a transmissão da série Legends of Jazz, um programa semanal com a duração de uma hora.

Apresentado por Ramsey Lewis, esta séria visa divulgar a obra dos jazzmen vencedores do prémio conferido desde 1982 pelo National Endowment for the Arts, a distinção mais prestigiada que um jazzmen americano pode ambicionar na área do jazz.

Entre os músios participantes contam-se Nancy Wilson (NEA Jazz Master 2004); James Moody (1998); Jon Hendricks (1993); Paquito D'Rivera (2005) e George Wein, o fundador do Newport Jazz Festival (2005). Cada um destes músicos tocará semanalmente com o trio de Ramsey Lewis, conversando ainda sobre o tema em foco em cada episódio.

Segue-se, no final do ano, uma série de 13 episódios de meia hora que apresentará os grandes momentos televisionados do jazz.

E tudo isto numa emissão em televisão de alta definição (HDTV) e com som em surround (5.1)!

2 Comments:

At quarta mai. 04, 10:42:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

Percebo a sua intenção com este post, mas até dá a ideia que os americanos se preocupam muito com a cultura e com o jazz, quando na verdade acontece precisamente o contrário.
Quanto à RTP, claro que o panorama jazzistico poderia ser bem melhor, mas não nos esqueçamos que ainda há pouco tempo passava na 2 um programa, e com uma certa regularidade diga-se, dedicado ao jazz - o Sax Azul.

 
At quinta mai. 05, 08:29:00 da manhã 2005, Anonymous Anónimo said...

É bem verdade que o panorama nos EUA não é muito melhor, embora por lá existam rádios dedicadas ao jazz.

O Sax Azul foi uma excelente opção, mas ainda ficaram muitos concertos esquecidos na gaveta.

Para além disso, existe presentemente um certo ressurgimento do jazz em Portugal, pelo que creio que faz todo o sentido as televisões voltarem a apostar nele.

É uma pena que certos concertos não sejam filmados como dantes.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger