29 de abril de 2005

Semana negra para os contrabaixistas

IM56119.jpg
[Fonte: www.downbeat.com]

Depois de NHOP,chegou ontem a vez de também Percy Heath (81 anos) partir para a sua última morada, vítima de um cancro dos ossos.

Heath era um dos últimos contrabaixistas ainda vivos do período do bebop, tendo tocado e gravado com Charlie Parker, Miles Davis, John Coltrane e Thelonious Monk.

Porém, foi a sua longa ligação ao Modern Jazz Quartet (quarenta anos) que o tornou mais conhecido, tocando com o pianista John Lewis, o célebre vibrafonista Milt Jackson e o baterista Kenny Clarke (posteriormente substituido por Connie Kay). Foi, aliás, esta mesma formação que Duarte Mendonça trouxe à Culturgest, em 1996. A estreia do MJQ em Portugal aconteceu, porém, em 1970, na Gulbenkian.

Quanto a Percy Heath, nasceu, ironicamente a 30 de Abril, em 1923, no seio de uma família de músicos da qual fazem parte ainda dois irmãos mais novos, também eles jazzmen: o saxofonista Jimmy Heath e o baterista Albert "Tootie" Heath.

Percy Heath começou inicialmente pelo violino, só mais tarde passando para o contrabaixo, instrumento que começou a estudar na Granoff School of Music, em Filadélfia, corria então o ano de 1946.

Um ano depois, Percy mudou-se com o irmão Jimmy para a Big Apple e ambos integraram o grupo de Howard McGhee, tendo posteriomente tocado e gravado com Miles Davis, Fats Navarro, J.J. Johnson, Charlie Parker, Thelonious Monk, Clifford Brown e Horace Silver.

1952 marcou o ano da fundação Heath do Modern Jazz Quartet, grupo que emergiu de um quarteto liderado pelo pianista John Lewis e no qual Percy entrou inicialmente para substituir Ray Brown, juntando-se a Milt Jackson e Kenny Clarke. Este grupo viria a findar em 1974, quatro anos depois de se ter apresentado na Gulbenkian (instituição que pela primeira vez recebeu o jazz), e consequentemente os três irmãos Heath criaram os Heath Brothers, grupo que tocou no Estoril Jazz, em 2002.

IM56115.jpg
[Os irmãos Heath. Fonte: www.downbeat.com]

Nos anos 80, o MJQ ressurgiu como projecto musical.

Paul de Barros descreve bem, no portal da revista DownBeat, as principais características de Percy Heath:

"Heath's elegant bass lines and logical solos have anchored that esteemed group for more than 40 years, except for a period during the 1970s when the group disbanded".

E assim partiu um dos últimos históricos do contrabaixo.


Site Meter Powered by Blogger