10 de fevereiro de 2005

Por aqui passou grande parte da história do jazz em Portugal

pavdramatico.bmp

Referimo-nos, claro, ao Pavilhão do Dramático, em Cascais, casa do Cascais Jazz desde 1971 até 1980.

Nesta foto inédita podemos ver o aspecto do pavilhão e a sua elevada dimensão. Não era o mais apropriado para o jazz mas foi o ideal para albergar as cerca de 10 000 pessoas que ali se chegaram a reunir num período em que culturalmente pouco ou nada de relevante se passava em Portugal, muito menos envolvendo grandes nomes da música.

Pelos palcos improvisados deste pavilhão desfilaram os grandes nomes do jazz: Miles Davis, Ornette Coleman, Art Blakey, Dizzy Gillespie, Thelonious Monk, Art Blakey, Duke Ellington, Sarah Vaughan, Dexter Gordon, Benny Carter, Charles Mingus, Gil Evans, Betty Carter, Sonny Rollins, Freddie Hubbard, Jimmy Smith, Milt Jackson, Sonny Stitt, etc.

Esta e outras fotografias vão integrar um livro que estamos a ultimar sobre os 30 anos de Duarte Mendonça como Produtor de Jazz, ele que começou no Cascais Jazz, com Villas-Boas, para depois fundar o Jazz Num Dia de Verão, o Estoril Jazz e vários outros festivais pontualmente organizados pelo país fora.

Neste livro, em género de fotobiografia, será possível ter uma perspectiva de 30 anos de jazz em Portugal e viajar aos bastidores da produção.

Lá para o Verão já deve estar pronto.


Site Meter Powered by Blogger