Este puto é um fenómeno!
É italiano, tem apenas 15 anos e toca o saxofone-alto como Charlie Parker!
Francesco Cafiso está a dar que falar no mundo do jazz e o seu talento já tinha chegado aos ouvidos de JNPDI! Agora foi Enrico Rava a falar dele em entrevista a Raúl Vaz Bernardo, no «Expresso».
Nascido em 1989, na Sicília, a carreira deste jovem saxofonista começou aos nove anos de idade, quando começou a aprender com jazzmen como Bob Mintzer, George Gruntz, Maria Schneider e Gianni Basso.
Os resultados destes contactos ao mais alto nível surgiram em 2001, quando Cafiso arrecadou o Massimo Urbani National Award, graças, como refere a biografia oficial, à sua "incrível maturidade musical e uma surpreendente capacidade para a improvisação apesar da sua tenra idade". Já em 2003 arrecadou o prestigiado Positano Jazz Award... Mas Cafiso não se ficou por aqui e em Janeiro de 2004 participou na convenção anual da I.A.J.E. e recebeu o International Jazz Festivals Organization Award (I.J.F.O.). Já no final do ano, em Novembro, Francesco participou e ganhou o "World Saxophone Competition 2004" durante o London Jazz Festival.
Ainda em 2004, na conferência da IAJE (International Association of Jazz Educators), Cafiso tocou no Umbria Jazz in New York, no Hilton Hotel, acompanhado por um verdadeiro trio de excepção: James Williams, Ray Drummond and Ben Riley.
Foi neste concerto que se deu o encontro que Rava narra ao expresso, em que o histórico Percy Heath se agarrou ao saxofonista e chorou. Será porque ele lhe recordou Parker? Bird lives...
Mas o momento decisivo na carreira de Cafiso ocorreria em Julho de 2003, quando do seu encontro com Wynton Marsalis no festival de jazz realizado em Pescara (Itália). Convencido do talento do jovem saxofonista, Marsalis levou-o a percorrer os palcos mais famosos da Europa.
Consequentemente a fama de Francesco tem-se espalhado e em 2004 tocou em alguns dos mais prestigiados festivais de jazz da Europa, tocando com músicos como Joe Lovano, Hank Jones, George Mraz, Manhattan Transfer, Wynton Marsalis e a Lincoln Center Orchestra e a orquestra de Count Basie.
Cafiso passou também uma temporada em Nova Orleães, aí tendo tocado com Ellis Marsalis, Jason Marsalis, Thadeus Richard, Bob Franch, Maurice Brown, Jonathan Batiste, Teo Ludwig, Steve Armstrong, Jerry Jumonville e Rob Block e teve aulas com Alvin Batiste.
Francesco Cafiso lidera regularmente um trio composto por Riccardo Arrighini, Aldo Zunino e Stefano Bagnoli. Discograficamente, Cafiso possui já no seu curriculum três registos:
E tudo isto vindo de um puto de 15 anos que ainda frequenta o liceu...
JNPDI! sabe que há uma elevada probabilidade de Cafiso actuar este ano em Portugal e aqui dará notícias mais concretas logo que possível.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home